I Mostra Itinerante de Teatro da FCP será iniciada com o espetáculo Auto da Compadecida

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 14 de novembro de 2019 às 23:50

Evento passará pela UFT, Theatro Fernanda Montenegro e Estação Cidadania e exibirá os espetáculos Auto da Compadecida e Romeu e Julieta

Depois de brilharem no palco do Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, os espetáculos Auto da Compadecida e Romeu e Julieta, irão circular em Palmas na I Mostra Itinerante de Teatro da Fundação Cultural de Palmas (FCP). A apresentações serão iniciadas nos dias 22 e 23 de novembro, às 20h, no Centro Universitário de Ciência Cultura e Artes (Cuica), na Universidade Federal do Tocantins(UFT), com o Auto da Compadecida. A entrada custa R$ 10 e um quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos na FCP e na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no Bloco IV da UFT.

 

O objetivo da Mostra, que tem a parceria da UFT, é promover o acesso de mais pessoas aos espetáculos realizados pelos atores da Cia de Theatro Fernanda Montenegro. A Companhia é um projeto de formação desenvolvido no Centro de Ensino e Treinamento Artístico da FCP. “A I Mostra Itinerante de Teatro nos traz a possibilidade de aprofundar na prática, as nossas experiências estéticas na criação e na produção de nossos espetáculos, produzidos no Centro de Ensino e Treinamento Artístico”, afirma o diretor Cícero Belém.

 

De acordo com Belém, a circulação dos espetáculos é um segundo momento do estágio de formação artística e teatral dos atores, e também da formação de plateia, uma vez que chegam a outros espaços e públicos. “A experiência de levar os espetáculos a diferentes espaços e públicos, em outras localidades da cidade, submete os atores a uma outra compreensão a partir da vivência, seja na reorganização do próprio espetáculo nos espaços de apresentações, seja através da estruturação de condições de produção, nem sempre favoráveis ou com as mesmas comodidades do Theatro Fernanda Montenegro. Apresentar os espetáculos no Cuíca e no Teatro da Estação Cidadania Cultura nos permite tirar os atores da zona de conforto e os leva a pensar sobre a prática teatral sob diferentes óticas”, conclui.

 

Após as apresentações no Cuica, a Mostra seguirá para o Cine-Teatro da Estação da Cidadania- Cultura, no setor Morada do Sol, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 19h, com Romeu e Julieta, e nos dias 07 e 08 de dezembro com o Auto da Compadecida. O encerramento acontece no Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 12 e 13 com Auto da Compadecida e 14 e 15 com Romeu e Julieta, sempre às 20h.

 

Auto da Compadecida

 

Escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é uma das principais peças do teatro brasileiro, tendo sido adaptada para a televisão e para o cinema. Inspirada na Literatura de Cordel, a peça é construída em três atos, que ilustram de forma leve e bem-humorada, as desventuras do povo nordestino em meio a seca, a fome e a miséria.

 

A versão desenvolvida pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro possui 14 atores em cena em uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem necessariamente a mesma sequência da obra do autor. A classificação é livre. “Não arrisco afirmar que se trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com a nossa pegada, o nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, o sertão mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Belém.

 

Romeu e Julieta

 

A montagem de Romeu e Julieta é uma aventura pelo universo Shakespeariano. A peça, uma das primeiras tragédias de Shakespeare, composta e encenada por volta de 1595 quando ele tinha 30 anos, traz como tema principal o amor jovem, apaixonado, romântico, temas que tornaram a obra uma das maiores tragédias de amor já escrita e encenada pelo mundo.

 

 

Programação completa

 

Dias 22 e 23/10/2019

Local: Cuica/UFT

Horário: 20h

Espetáculo: Auto da Compadecida

 

Dias 30/11 e 01/12/2019

Local: Morada do Sol II

Horário: 19h

Espetáculo: Romeu e Julieta

 

Dias 07 e 08/12/2019

Local: CEU/ Morada do Sol II

Horário: 19h

Espetáculo: Auto da Compadecida

 

Dias 12 e 13/12/2019

Local: Theatro Fernanda Montenegro

Horário: 20h

Espetáculo: Auto da Compadecida

 

Dias 14 e 15/12/2019

Local: Theatro Fernanda Montenegro

Horário: 20h

Espetáculo: Romeu e Julieta