Idosos aprendem mais sobre Internet Banking e golpes virtuais durante curso de Inclusão Digital

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 25 de março de 2021 às 17:53

Palestra é a última do ciclo promovido pelo Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável e aconteceu na noite desta quarta, 24

O último encontro virtual do ciclo de palestras do curso de ‘Inclusão Digital do Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável’, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) aconteceu na noite desta quarta-feira, 24, e trouxe como tema central: ‘Acesso a internet Banking e cuidados com golpes na internet’. Participaram do evento idosos e estudantes da UniCatólica.

O professor Jean Nunes, doutorando em Engenharia de Elétrica, foi o convidado para falar sobre golpes virtuais e erros ao manusear as ferramentas digitais e de Internet Banking. “Vemos que o número de usuários dos bancos online aumentou, bem como, também foram criadas novas ferramentas para efetuar pagamentos, compras e outras operações bancárias, por isso é tão importante estar atento aos golpes virtuais e buscar proteger seus dados”, destacou Nunes.

Além de mostrar os golpes mais comuns, como as mensagens ou emails que contêm vírus ou links e direcionam os usuários a sites falsos. “Eu trouxe para eles dicas de como proteger seus dados e alertas para não cair em mensagens que prometem vantagens”.

No encontro os idosos puderam expor fatos que aconteceram com eles e também tirar dúvidas. A aposentada Danúzia Hiramatsu aprovou a escolha deste tema. “Eu uso o aplicativo do banco e assim evito sair de casa durante a pandemia; mas também fico preocupada, com medo de cair em golpes, ou se posso confiar em algumas ferramentas e mensagens. Esse encontro de hoje me trouxe muitas respostas”, garante Danúzia.

Febraban

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou em outubro de 2020 uma campanha para informar e conscientizar os usuários do sistema bancário sobre as tentativas de golpes financeiros após constatar um aumento significativo desta prática criminosa no período da pandemia de Covid-19.

A campanha traz postagens e vídeos com dicas sobre como se proteger dos principais golpes aplicados e reforça mensagens e orientações como:

- O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão

- O banco nunca vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão

- O banco nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento

- Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa história

- Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apaga e ligue para o seu gerente

- Multiplique os cuidados e não passe sua senha a ninguém