Idosos de Palmas participam de ação sobre saúde mental e física no Aureny lll

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 17 de novembro de 2021 às 17:49

Ação é iniciativa de estudantes de Psicologia da UniCatólica, em parceria da Sedes e Semus

Na busca por um envelhecimento mais saudável, os idosos beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I do Aureny lll, em Palmas, participaram de ação divertida e produtiva na tarde desta quarta-feira, 17. A iniciativa do ‘Projeto Corpomental’ é das alunas do curso de Psicologia UniCatólica, em parceria com a Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Saúde (Semus) da Capital.

O encontro entre idosos foi o primeiro desde o início da pandemia, época em que foram suspensas as atividades presenciais, e normas sanitárias como isolamento social foram colocadas em prática. Durante o reencontro, beneficiários assistiram a palestra sobre a importância da saúde física e mental para maior qualidade de vida.

Elisângela Silva Souza, estudante do curso de Psicologia, explicou que a ação contou com dinâmicas e palestra sobre saúde mental e física. “O foco foi mostrar que através da atividade física é possível amenizar e combater a depressão, que nessa época de pandemia acabou tornando tudo mais difícil. O exercício e a boa alimentação ajudam na qualidade de vida e é isso que buscamos colocar em prática nesta tarde com eles.”

Os idosos participaram ainda de uma aula prática de exercícios físicos desenvolvidos especialmente para pessoas da terceira idade e ministrada pelo educador físico Wanio Braga.

A pedagoga e técnica de referência do serviço de convivência do Cras Karajá I, Elda de Sousa Santana, ressaltou a importância de parcerias para ações que beneficiam a comunidade. “Percebemos uma troca de experiências sempre muito válida e o fortalecimento do pertencimento na comunidade desse grupo de idosos. Uma via de mão dupla em que a universidade traz conhecimento e os idosos levam as experiências.”