Idosos do Cras de Taquaruçu participam do 6º Festival de Circo de Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 04 de julho de 2019 às 18:58

Festival iniciou nesta quarta, 03


Iniciou nessa quarta-feira, 03, e segue até 07 de julho o 6° Festival de Circo de Taquaruçu, o maior encontro de arte circense do Norte do país. Nesta quinta-feira, 04, foi realizada a Oficina do Circo para cerca de 30 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Taquaruçu.

 

 

Uma edição marcada pelo protagonismo das mulheres dentro e fora do picadeiro, que representam mais de 60% entre quem realiza, produz e se apresenta no festival, a sexta edição do festival celebra ainda os 10 anos de fundação do Circo os Kaco, idealizadores e realizadores do evento.

 

 

De acordo com a coordenadora de Produção da Cia Os Kaco, Marcela Pultrini, “foi muito difícil todo o processo de curadoria artística, devida a grande quantidade e qualidade técnica das companhias, coletivos e artistas inscritos. Mas ao final acredito que o público terá a oportunidade de presenciar um verdadeiro panorama do circo que se faz hoje no Brasil e no nosso continente”.

 

 

Para a coordenadora do Cras de Taquaruçu, Neuza Ferreira da Silva, é de suma importância ter o circo por perto. “É um momento de descontração para os moradores daqui, eles se divertiram muito e uma das coisas que chamou a atenção dos idosos foi a palhaça de 60 anos”, comentou.

 

 

A usuária do Cras, Maria Carneiro, de 61 anos, foi uma das pessoas que participaram da oficina e ficou muito feliz com a apresentação das palhaças. “Eu participei, sorri, bati palmas e até ganhei um abraço. Queria que eles se apresentassem sempre, pois foi maravilhoso, nos divertimos bastante”, contou.

 

 

A oficina teve várias dinâmicas que fizeram com que os idosos do SCFC relembrassem da infância e adolescência e das vezes que foram ao circo. “Eu até estava com dor nas costas, mas fiz questão de ir participar e por um momento esqueci da dor e só me diverti, me lembrei do passado e o quanto era bom ir no circo”, complementou Maria Carneiro.

 

 

Nesta sexta-feira, 05, a partir das 14 horas, será realizada outras oficinas com as crianças de 7 a 14 anos do SCFV do Cras de Taquaruçu no Circo Os Kaco. As atividades visam a valorização da comunidade de Taquaruçu e redondezas.

 

 

Parcerias

 

 

O evento é produzido pelo Coletivo É Só Querê Fazê, co-produzido pela Cia Boca do Lixo e conta com o apoio do Quarteto Supermercados, Ferpam, Sebrae Tocantins e da Prefeitura de Palmas, através da Agência de Turismo de Palmas e Fundação Cultural. Parte da programação do festival integra a programação especial da Temporada de Férias da capital tocantinense, promovida pela Agencia de Turismo de Palmas. O evento conta ainda com a parceria da Adventure Circus do Brasil, Taquaruçu Adventure, Rádio Canto das Artes, Destino Taquaruçu e a Aldeia Taboka Grande.