Idosos do Cras Santa Bárbara aprendem sobre armazenagem correta de medicamentos

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 03 de maio de 2019 às 17:51

Oficina abordou os perigos de estocar medicamentos de forma inadequada

Armazenar corretamente os medicamentos, de forma que possa facilitar a administração e o uso foi o tema abordado por acadêmicos do curso de Atendente de Farmácia, do Senac Taquaralto, durante uma roda de conversa, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Bárbara. A ação esclareceu aos idosos sobre os cuidados que devem ser tomados ao armazenar seus medicamentos.

 

O encontro com idosos do grupo Idade Feliz teve como principal objetivo orientá-los sobre o correto armazenamento dos remédios que usam, utilizando de etiquetas para identificar melhor quais remédios deverão ser tomados em cada horário. Cerca de 35 idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram da roda de conversa e aproveitaram a oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre o tema abordado.

 

De acordo com a coordenadora Erdiléia Araújo, “os idosos acolheram a oficina com muita atenção, devido à necessidade que têm de saber como etiquetar seus remédios, uma vez que esses medicamentos são um complemento da vida deles e fazem parte do dia a dia de cada um”, ressaltou.

 

A pedagoga do Cras Santa Bárbara, Marisa Moreira da Silva dos Reis, ressaltou que “uma das prioridades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é propiciar momentos de reflexão sobre as questões vivenciadas pelos idosos e a temática ofertada pela instituição foi de grande relevância para as ações realizadas no grupo de idosos da Unidade, uma vez que estocar medicamentos de forma inadequada poderá implicar na alteração do estado normal e torná-los inativos ou nocivos à saúde”, esclareceu.

 

 

Na ocasião os acadêmicos do Senac fizeram sorteios de squeezes e falaram também sobre a importância da ingestão de água pelos idosos, especialmente dos que fazem uso de mais de uma medicação.

 

 

Revisão e postagem: Iara Cruz