Idosos do projeto ‘Vó Vôlei’ vão assistir a modalidade esportiva dos Jogos Escolares da Juventude

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 12 de setembro de 2019 às 18:13

Quarenta idosos participam do projeto


Com quase duas semanas de atuação, o projeto ‘Vó Vôlei’ já está fazendo a diferença na vida de aproximadamente 40 idosos que frequentam o Parque do Idoso Francisco Xavier de Oliveira. Nessa sexta-feira, 13, às 8h, no Complexo Esportivo da Universidade Luterana de Palmas (Ulbra), eles irão assistir uma partida de voleibol dos Jogos Escolares da Juventude, que está acontecendo em Palmas.

 

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Allan de Brito Dutra, a ideia de levá-los para assistir essa modalidade esportiva, ao vivo, surgiu do princípio de que os atletas do ‘Vó Vôlei’ não terem experiência com o voleibol, nem praticando, nem assistindo. “Devido a maioria dos nossos idosos não terem conhecimento sobre a modalidade esportiva que estão aprendendo, a coordenadora do Parque teve a ideia de levá-los para assistir os jogos escolares da juventude, aqui em Palmas”, comentou.

 

O profissional de Educação Física da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), ressaltou que a programação também vai proporcionar aos idosos “vivenciar essa experiência na prática, assistindo ao vivo o voleibol”. 



Segundo Allan Dutra é uma oportunidade ímpar mostrar a seus alunos uma competição de nível nacional. “Será um aprendizado imenso, onde eles irão aprender com os jovens um pouco da modalidade que estão começando a praticar e, além de estarem assistindo, também vão aprender um pouco mais sobre um jogo de voleibol, o que a gente pretende que eles consigam alcançar e entendam na prática como funciona”, destacou.

 

Allan Dutra disse ainda que projeto, apesar de estar no início, já possui uma participação muito boa de idosos. “Estamos aprendendo de uma forma divertida, esperamos que até o final do ano possamos realizar um pouco do jogo do voleibol, que parece ser fácil mas não é, especialmente para idosos com mais de 60 anos”, pontuou o coordenador, lembrando que tem idosos com mias de 80 anos querendo aprender a modalidade esportiva. “Está sendo um desafio muito grande, para eles e para mim”.

 

O projeto ‘Vó Vôlei’ é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), a Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes) e a Federação Tocantinense de Voleibol. O coordenador Allan Dutra frisou que é o projeto busca oferecer a modalidade de forma lúdica para que eles conheçam a modalidade brincando.

 





Edição e postagem: Lorena Karlla