Idosos do Serviço de Convivência do Cras Krahô têm manhã de atividades do Parque dos Povos Indígenas

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla | Publicado em 11 de maio de 2023 às 14:04

Ação faz parte do percurso Saúde e Bem-estar da Pessoa Idosa

Na manhã desta quinta-feira, 11, idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Krahô, da Quadra Arse 131 (1304 Sul), tiveram uma atividade diferente. Eles visitaram o Parque dos Povos Indígenas (PPI), fizeram piqueniques e dinâmicas, além de passear ao ar livre, em conjunto, e contando suas histórias uns aos outros. A atividade faz parte do percurso Saúde e Bem-estar da Pessoa Idosa, realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). 

“A gente encontra amigos, encontra alegria. Esses passeios são muito bons”, disse a idosa Maria Divina França ao conhecer o local, contando que vem sempre aos encontros do grupo. 

Já para o Edison de Andrade, 69 anos, que participa do grupo pela primeira vez, a intenção é conversar e fazer amigos. “Não quero ficar sozinho, fui ao Cras atrás de um atendimento, e recebi o convite para participar do grupo. Vim aqui porque quero conversar, conhecer gente”, alegou. 

Na visita, os idosos do Grupo dos Apaixonados fazem exercícios de respiração e recebem toda a atenção da equipe do Cras. Conforme conta a coordenadora Maria Madalena Pereira, eles já estiveram em diversos pontos turísticos da Capital, a exemplo do Parque Cesamar e Praia da Graciosa. Cerca de 50 idosos participam do Grupo dos Apaixonados, do SCFV, do Cras Krahô. 

 

Qualidade de vida

A estudante de enfermagem Bianca Rangel conta que a parceria com o Cras foi buscada dentro da disciplina relacionada ao Envelhecimento Humano. Junto com as colegas Rosalba Azevedo e Maiara Mota, ela explica que a primeira parte da atividade foi entender quais as doenças ou limitações que prevaleciam entre os idosos do grupo, nas quais além da hipertensão e diabetes, notou-se a necessidade de promover hábitos saudavéis. “Daí partimos para essas atividades focadas neste objetivo, promover a qualidade de vida. A próxima atividade será uma visita ao Centro de Estética da Ulbra, no próximo dia 25.