Idosos votam nas propostas a serem encaminhadas para Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 05 de dezembro de 2018 às 17:52

Debates de eixos e levantamento de demandas marcaram a programação da tarde na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas

As orientações dos Grupos de Trabalho e Eixos Temáticos que norteiam a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas aconteceram na tarde desta quarta-feira, 05, no auditório do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. Na oportunidade, os idosos presentes avaliaram as propostas levantadas durante as duas pré-conferências realizadas em Palmas e elegeram as que desejam ver encaminhadas para a Conferência Estadual l dos Direitos da Pessoa Idosa.

Foram apresentados por conferencistas convidados os quatro eixos temáticos centrais que compõem o documento com proposituras para a discussão estadual. São eles: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e como último eixo: Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O conferencista Josemir Alves Coelho falou sobre os direitos fundamentais dos idosos e levantou questionamentos como acesso a moradias sociais, acesso ao transporte público, serviços de saúde e Beneficio de Prestação Continuada (BPC). “Temos que debater com os idosos e ouvir o ponto de vista dos reais beneficiados com estas políticas públicas e serviços. Eles precisam ocupar os espaços de decisão como os conselhos, conferências, audiências públicas e trazer para o centro das discussões as suas demandas. Só assim teremos mudanças e melhorias reais para os idosos”, destacou Coelho.

Aposentado e morador da região Central de Palmas, Antônio de Paulo Bueno, falou sobre o atendimento aos idosos na área da saúde. “Infelizmente não há priorização do atendimento ao idoso, com a demora, o idoso já teve melhora ou até mesmo piora de seu quadro de saúde”, exemplificou o aposentado.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), Simone Fontenelle explicou que todas as propostas serão votadas na manhã desta quinta-feira, 06, quando serão eleitos também os delegados que irão representar Palmas, com poder de voto, na etapa Estadual. “Amanhã é um dia muito importante pois, vamos concluir mais esta etapa rumo à Conferência Estadual. Vamos votar nos delegados e nas propostas e nos preparar para defender estas demandas no encontro com os representantes dos 138 municípios tocantinenses”, disse.

Programação Dia - 06

8h30 – Apresentação cultural

9h00 - Leitura e aprovação das Deliberações da 4ª Conferência Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas

10 horas – Eleição dos Delegados (as)