IFTO e Public aderem aos programas ‘MudaClima’ e ‘Palmas Mais Verde’ e realizam plantio de árvores

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Márcio Greick | Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 11:06

Cerca de 100 mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado foram plantadas

O canteiro em frente ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO) passou a integrar dois programas da Prefeitura de Palmas graças a uma parceria celebrada entre o Instituto e a empresa Public, que aderiram em conjunto aos programas ‘MudaClima’ e ‘Palmas Mais Verde’.

Para marcar a parceria, a empresa Public e o IFTO realizaram na manhã desta quarta-feira, 18, o plantio de aproximadamente 100 mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, sob a orientação do Plano de Arborização de Palmas.

De acordo com a presidente da Fundação do Meio Ambiente (FMA), Meire Carreira, o programa visa à arborização de forma adequada com a participação da população. “É preciso que as pessoas participem, se engajem no plantio e que colaborem na manutenção dessas mudas que estão sendo plantadas hoje,” ressaltou.

O plantio das mudas frutíferas e nativas do cerrado ocorreu no canteiro central da Avenida LO-05 até a rotatória, onde foram plantadas mudas de bacaba, caju, cega machado, copaíba, ingá de corda, ingá feijão e sete copas. Já no passeio em frente ao IFTO foi feito o plantio de guapeva, juca e oití  e no canteiro central menor, agelim, jacarandá e ipês, amarelo, branco, rosa e roxo.

O plantio de árvores seguiu o que preconiza o plano de arborização, com o plantio de espécie de pequeno porte embaixo da rede elétrica e de porte maior, no canteiro central.

Para a empresária Zelma Coelho, a adesão ao ‘Muda Clima’ é uma forma de retribuir o que a cidade tem lhe proporcionado. “Temos que mudar o clima da cidade, que sempre nos acolheu e nos abraçou. Então está na hora de devolvermos um pouquinho porque plantando mais árvores estamos ajudando a melhorar o clima”, disse, acrescentando que houve uma participação de 50% dos seus funcionários e colaboradores.

É o que fez a jornalista e assistente de produção da empresa Public, Bibiana Borges, que colocou a mão na terra, literalmente, e deixou sua contribuição no plantio de uma muda frutífera. “Nós moramos numa cidade extremamente quente, então para amenizar esse clima tropical é necessário fazer o plantio de árvores, que será importante para as próximas gerações”, disse.

O representante do Conselho de Saúde Local, Salomão Pereira de Freitas, elogiou a iniciativa dos entes envolvidos. “A iniciativa trará um clima melhor para a população, além da beleza que a arborização trará para Capital”, disse.

Para o gerente de Planejamento do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Alexandre Peara, o Instituto busca trazer essa conscientização à comunidade em relação aos seus espaços e ao desenvolvimento sustentável. “A intenção é reduzir o déficit de árvores na capital e melhorar nosso clima com essa arborização”, concluiu.

Os dois projetos são mantidos pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Palmas, em parceria com as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e a de Desenvolvimento Rural (Seder) e o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup).

O Programa

O 'MudaClima'  tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável', propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

Edição: Iara Cruz