16 novembro 2015 às 15:39

Igualdade racial é discutida durante Hip Hop em Ação

Com o objetivo de promover um espaço para discussão sobre temas referentes à promoção da igualdade racial e do combate ao racismo e preconceito foi realizada na tarde deste domingo, 15, uma roda de conversa inserida na programação da 3ª edição do Hip Hop em Ação, no Parque Cesamar.

 

 

Na ocasião, o superintendente de Igualdade Racial do Município, Nélio Lopes, pontuou os avanços na consolidação das políticas públicas do segmento em âmbito municipal. “A gestão entende a importância desse debate e já encaminhou para a Câmara Municipal a lei que cria o Conselho Municipal de Igualdade Racial, inclusive há uma cadeira no voltada para o movimento hip hop. Essa é uma conquista que permanecerá independente da gestão municipal”, ressaltou.

 

O foco na temática foi destacado pelo presidente da Associação Palmas Hip Hop, Patrik do Nascimento, entidade organizadora do evento. “A programação do evento contou ainda com uma roda de conversa sobre o extermínio da juventude negra e hoje sobre a igualdade racial, pois queremos levantar esse debate também em alusão ao mês da Consciência Negra, que é comemorado em novembro”, informou.

 

Ao final da discussão, os participantes elencaram propostas que foram encaminhadas à Superintendência de Igualdade Racial, entre elas a aplicação em âmbito municipal da Lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira no ensino fundamental e médio.

 

Programação

 

Apoiada pela Prefeitura de Palmas, a terceira edição do Hip Hop em Ação ofereceu uma programação diversificada que contou com oficina de grafitti, workshop de dança de rua, manobras de skate, rodas de conversa, batalha de dança Cerrado Negro além de shows com grupos de rap palmenses e com o grupo 3UmSó, de Brasília-DF.

 

O Hip Hop em Ação é realizado com o apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do edital Prêmio Hip Hop 2014, e conta com o apoio da Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura de Palmas, Programa Mano a Mano, Criative, Hotel Estrela e Rasta Skat Shop.