II Seminário do Plano Diretor discute paisagem urbana e desenvolvimento econômico

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Samara Martins | Publicado em 11 de novembro de 2017 às 15:33

Seminário discutiu ainda as estratégias para o desenvolvimento econômico,  dentro das potencialidades de Palmas no segmento logístico, de saúde, dentre outros

O amplo debate sobre o desenvolvimento urbano de Palmas teve continuidade neste sábado, 11, no II Seminário Estratégias e Instrumentos do  Plano Diretor de Palmas (PD). O evento, iniciado na sexta-feira, 10, faz parte da etapa final de revisão do Plano Diretor da Capital e teve como finalidade discutir com a sociedade quais são as estratégias que serão propostas na nova Lei. Os temas discutidos foram paisagem urbana, ordenamento territorial e desenvolvimento econômico e governança política.

Eixo transversal, a paisagem urbana é uma das novidades no debate do Plano Diretor de 2017. Trata-se de discutir o planejamento da paisagem da cidade levando em conta a preservação da sua beleza cênica, bem como a promoção do convívio social e do melhor uso do que a cidade oferece, como praças e parques. Assim, a paisagem urbana traz desde a requalificação de equipamentos públicos, como praças e parques, bem como a necessidade da abertura das quadras para as avenidas, e a definição do gabarito (altura) dos prédios conforme as regiões de localização destes, de forma que não cubram a visualização da paisagem natural da cidade.

Nesse sentido, a proposta da revisão do PD é estabelecer as alturas máximas dos  prédios  para que se valorize tanto a vista da  Serra de Lajeado, quanto do Lago de Palmas, que fazem parte da beleza cênica da Capital.  Outra proposta é a regulamentação da abertura  dos lotes que ficam às margens das LO´s para  as avenidas, a exemplo do que já ocorre na Arse 21. “A abertura da quadra para a avenida deu uma nova vida na localidade, promovendo a circulação de pessoas  em uma área em que não havia movimento”,  disse a arquiteta e urbanista Vanessa Mitt, ao afirmar que o movimento ajuda a  aumentar a sensação de segurança no local.

Outras questões apontadas pela urbanista foram a arborização urbana e a criação de áreas verdes nas quadras “que não sejam somente aproveitamento de áreas não loteadas. É preciso que sejam áreas verdes que possam ser vividas, com um uso real”, disse.

O Seminário discutiu ainda as estratégias para o desenvolvimento econômico,  dentro das potencialidades de Palmas no segmento logístico, em razão do transporte multimodal,  que une o aeroporto, ferrovia e rodovias, do segmento de turismo,   e também de saúde, dentre outros.

Revisão do Plano Diretor

Em processo final, a Revisão do Plano Diretor, iniciada em 2015,  contará ainda com a realização de um fórum, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, quando será discutida a minuta do projeto de lei; e  uma Audiência Pública no dia 2 de dezembro, para aprovação do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal.