Impup apresenta resultados de estudo sobre viabilidade de implantação Distrito Turístico

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 10 de outubro de 2023 às 15:28

Sugestões de Masterplan foram apresentados em audiência pública realizada nesta terça-feira, 10, no IVM

Desde 2019, a Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), vem trabalhando, com o Ministério do Turismo, em um estudo chamado Masterplan do Distrito Turístico de Palmas para avaliar a viabilidade de implantação, na região norte de Palmas, de grandes empreendimentos voltados para o turismo. Os resultados deste estudo foram apresentados na manhã desta terça-feira, 10, em audiência pública e oficina realizadas no auditório do Instituto Vinte de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).

De acordo com a última revisão do Plano Diretor, que introduziu essa proposta de destinação de área de expansão ao norte de Palmas ao turismo, o distrito compreende área de 1.002 hectares e que vai desde as margens do lago de Palmas até margens da rodovia TO-010.

Consultores da empresa Aria Empreendimentos Sustentáveis, contratados pelo Município, realizaram a apresentação dos resultados do estudo, que apontou, por exemplo, uma tendência mundial de consumo do turismo de natureza em consonância ao fato de Palmas hoje estar inserida na Amazônia Legal e a possuir indicadores positivos de satisfação de turistas em relação a experiências aqui vivenciadas.

Na prática
O Masterplan desaconselhou a desapropriação de propriedades e apontou, por exemplo, a adoção de parcerias com empreendimentos privados como saída mais salutar para adesão dos proprietários a projetos que tragam valor turístico a suas chácaras e fazendas.

“O Masterplan do Distrito Turístico é um estudo para o poder público e o setor particular vislumbrar possibilidades para o futuro, não é um plano taxativo, não altera uso de solos. É uma primeira ideia para um planejamento de uma ideia de longo prazo. As discussões levantadas hoje aqui permitiram aos proprietários vislumbrarem possibilidades para o futuro que se traduzam em atrativos para a cidade”, esclareceu o presidente do Impup, Lúcio Milhomem.

Debate inicial
O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Giovanni Assis, ressaltou, durante a audiência, as atuais estratégias do Município na divulgação da Capital como destino turístico com soluções tecnológicas e em feiras e eventos especializados. “Palmas é a última capital planejada do País e se tornou uma cidade moderna e antenada que já está selecionada pelo governo federal como Destino Turístico Inteligente (DIT) em transformação.”

O proprietário de chácara Fernando Correia disse que soube da audiência através da associação local. “Achei produtivos, foram muito esclarecedores os esclarecimentos das dúvidas, especialmente, em relação às desapropriações, que era uma dúvida importante de todos que estão ali naquela região”, afirmou. “Foi muito importante a participação de moradores e proprietários da região Norte, para ter contato com os estudos, trazer suas expectativas e suas sugestões para melhoria deste trabalho”, avaliou o presidente do Impup, Lúcio Milhomem.

Ainda segundo o instituto, outras audiências serão realizadas futuramente para debater avanços e alterações nas propostas do Masterplan trazidas em função das contribuições levantadas nesta primeira audiência. As datas serão divulgadas, em data oportuna, nos canais oficiais da Prefeitura de Palmas.