Impup assina contrato para plano viário que irá estruturar a ocupação territorial de Palmas

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro / Secom | Publicado em 24 de maio de 2023 às 16:02

Objetivo é possibilitar uma urbanização sustentável dos territórios que são passíveis de parcelamento do solo

Um contrato no valor de R$ 2,116 milhões, assinado na tarde desta quarta-feira, 24, entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e a empresa Aria Empreendimentos Sustentáveis pretende garantir um adequado planejamento da ocupação territorial da cidade, através do Plano Viário Estruturante. O prazo para cumprimento do contrato é de 18 meses.

Segundo o presidente do Impup, Lúcio Milhomem, o objetivo é possibilitar uma urbanização sustentável dos territórios que são passíveis de parcelamento do solo, garantindo condições adequadas de acesso à cidade, bem como sanitárias, ambientais, de oferta de serviços públicos e o aproveitamento de potenciais logísticos e econômicos de maneira geral.

Segundo explicou Milhomem, o atual Plano Diretor Participativo (PDP) do Município de Palmas-TO – Lei Municipal Complementar nº 400/2018, em comparação a sua versão anterior - Lei Municipal Complementar nº 155/2007, expandiu as áreas onde se podem realizar loteamentos e desmembramentos, modalidades de parcelamento do solo urbano.

“Embora parte destas áreas tenha interface direta com o sistema viário já consolidado, a ampla maioria se desenvolverá em localidades que não foram contempladas com estudos de vias estruturantes, planos de ocupação ou propostas de macroparcelamento”, disse o presidente do Impup. Ele acrescentou que a intenção é dotar estas novas áreas de um dos atributos que considera marcante do plano básico da cidade - uma malha de vias que condiciona e estrutura a urbanização do município.

O diretor da Aria Empreendimentos Sustentáveis, Lúcio Rodrigues, considerou de grande importância o trabalho contratado e lembrou que será necessário o envolvimento de diversas pastas do Município para o cumprimento do plano. “Este será um poderoso instrumento de planejamento da cidade e poderá ser usufruído por todos no futuro”, disse Rodrigues.

Lúcio Milhomem  explicou que o estudo contará com um amplo diagnóstico territorial, incluindo aspectos ambientais e fundiários, bem como a realização de consultas e audiências públicas para garantir à população palmense o pleno acesso às propostas e a possibilidade de críticas, sugestões e ponderações. Além disso, “o Plano Viário Estruturante é parte de uma série de propostas atualmente em andamento no IMPUP que visam garantir uma cidade mais humana e sustentável em seus próximos 30 anos - o Palmas +30”, finalizou Milhomem.