Inclusão social foi um dos focos principais das apresentações do Faes 2019

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de novembro de 2019 às 17:32

As expressões culturais do teatro com enfoque na inclusão social deram o tom nas apresentações da 11ª edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) 2019, na manhã desta quinta-feira, 21. As instalações da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132 (1306 Sul), até o próximo domingo, 24, serão utilizadas como cenário para mais de 300 apresentações de artes executadas pelos alunos das redes municipal, estadual e particular de Palmas.

A secretária da Educação, Cleizenir Divina, abriu a programação do evento dando às boas vindas a todos os participantes em nome da prefeita Cinthia Ribeiro e destacou a importância do festival. “A inclusão e a equidade faz toda a diferença na nossa rede, por isso, esse é um momento de celebração e também de divulgação de tudo que é produzido dentro das nossas unidades educacionais por nossos alunos e professores”.

Durante toda a manhã o público pode prestigiar os talentos revelados nas unidades escolares da Capital que se revezaram no palco competindo em apresentações culturais tendo como foco a temática: “Construindo a Equidade com Cultura e Ludicidade”.

A inclusão social foi um dos focos principais das esquetes de teatro ‘Tudo é Possível se Você Acreditar’ e ‘Universo Paralelo’ encenadas pelos alunos da ETI Caroline Campelo, que passaram a mensagem de que todos somos especiais e importantes mesmo com as diferenças.

O orgulho em ver a filha no palco estava estampada no rosto da dona de casa Lucelita Viera que esteve na ETI especialmente para prestigiar a apresentação da turma de Luma Nobre, aluna do 9º ano da ETI Caroline Campelo. “Como a diretora sempre fala, a escola é uma família que agrega alunos, professores e os pais e o meu coração de mãe se alegra em ver a felicidade estampada no rosto da Luma e dos seus colegas e de presenciar essa linda e importante mensagem de inclusão que eles apresentaram”, declarou.

Durante cinco dias, o evento que é realizado pela secretaria municipal da Educação (Semed), encherá a escola de atrações artísticas e culturais. Peças de teatro, espetáculos de dança e música, apresentação de bandas e fanfarras, poesia ou oratória, e exposições de artes visuais são algumas das opções para os inscritos no festival e também para a população da cidade.

Paralelo às apresentações culturais, os trabalhos da modalidade de artes visuais estão expostos no hall de entrada da ETI, para análise do corpo de jurados e visitação pública.

Café Literário

O Café Literário é um espaço usado para lançamento de livros, espaço de leitura e conversa com os autores regionais a exemplo da professora e poetisa, Gislene Camargo que fez o pré-lançamento do livro Rosas e Jabuticabas.

Nesta manhã houve ainda o lançamento da obra dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da ETI Caroline Campelo, intitulada ”Meu Primeiro livro”. Segundo a professora Lídia Gouvêa, a escrita do projeto ‘Heróis da Leitura’ surgiu após muito estudo sobre diversos gêneros literários, leitura de livros, rodas de conversas, sacola literária, registros e produções de textos. “Os alunos ficaram livres para escolher seus personagens e desenvolver a história, ficando por minha conta a orientação e o auxílio nas correções ortográficas e na edição dos livros”, conta.

Quem também fez o lançamento da sua obra foi o aluno do 7° ano da ETI Carolne Campelo, Sam Silva Oliveira, 13 anos. O livro “Uma antiga aventura” é um conto baseado nas histórias dos jogos on line.

Espaço de Alimentação e Interação

Durante o festival, há um Espaço de Alimentação montado com estandes destinados à venda de alimentos e bebidas. O espaço da praça de alimentação é administrado por unidades escolares que possuem turmas do 9º ano e o dinheiro arrecado será usado para a formatura das turmas.

Premiação da modalidade teatro:

Categoria Teatro de Bonecos

Vencedor: ETI Caroline Campelo - ‘Tudo é Possível se Você Acreditar’