Indígenas refugiados são abrigados e recebem colchões, redes e lençóis

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 02 de agosto de 2022 às 13:45

Equipe da Sedes faz acompanhamento semanal das famílias Warao na Capital

Os índigenas venezuelanos Warao abrigados na antiga Estação da Juventude, no Setor Santa Bárbara, receberam colchões, redes e lençóis nesta segunda, 1º. Os itens foram adquiridos via convênio firmado pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) com o Governo Federal, através da Diretoria de Proteção Social Especial. Toda semana uma equipe Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz o acompanhamento dos 73 índigenas que moram em Palmas.

"Esta ação é uma continuidade de todo o serviço social que a gestão municipal tem prestado a este grupo de refugiados. São famílias com idosos, crianças, adolescentes e é preciso estar atento para que nenhum deles sofra violações", explicou a diretora de Proteção Social Especial da Sedes, Marlucy Ramos.

Na Capital, os indígenas Warao são acompanhados desde 2019 pela rede intersetorial formada por órgãos das áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e do Poder Judiciário, designada pelo plano integrado para acolhimento dos imigrantes venezuelanos desta etnia.

Texto: Eliene Campelo - Sedes/Palmas

Edição: Secom/Palmas