Indígenas Warao são cadastrados no Programa Restaurante Popular

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Jordane Pinheiro dos Santos/ estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom | Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 05:50

Durante ação de integração foram ofertados atendimentos voltados para saúde, educação e assistência social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou uma tarde de integração e oferta de serviços para 11 famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao nesta quinta-feira, 26. O evento contou com as parcerias das Secretarias Municipais da Saúde (Semus) e da Educação (Semed), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). As famílias foram apresentadas e cadastradas em serviços de saúde, educação, trabalho e assistência social.

O evento denominado “Caminhos do pertencimento, indígenas Warao em terras brasileiras” foi realizado no setor Santa Bárbara e contou com as presenças de representantes dos órgãos públicos parceiros na ação. Teve entrega de kits para a volta às aulas e cadastramento das crianças da comunidade para ingressar na rede de ensino do município. Marluce Albuquerque, diretora de Proteção Social Especial, reforçou a importância das crianças frequentarem a escola, condição indispensável para manter o benefício do Bolsa Família.

Também foram atualizados os dados cadastrais das famílias no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e entregues kits de higiene e o cartão do programa Restaurante Popular, que garante refeição a R$ 3,00 em estabelecimentos cadastrados pela Prefeitura de Palmas. No total, 47 pessoas foram cadastradas para desfrutar do benefício.

Novo Endereço

As 11 famílias viviam em dois abrigos diferentes, um grupo no setor Santo Amaro, região norte de Palmas, e outro no setor Santa Bárbara, na região sul. O encontro desta quinta-feira foi uma forma de promover a união dos dois grupos, que a partir desta sexta, 27, passam a residir no mesmo endereço, o abrigo no Santa Bárbara, que passou por reforma na estrutura recentemente.

“Passamos a tarde conversando com as famílias e dando o suporte necessário para integrar e reforçar a inclusão social desses 47 venezuelanos, adultos e crianças. Estamos trabalhando para garantir que os direitos deles sejam protegidos e fazer o possível para que se sintam bem como moradores e integrantes desta cidade", disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar. A ação será finalizada na segunda-feira, 30, com um jantar para as famílias venezuelanas que inclui comidas típicas e músicas regionais.

Famílias Warao

Para o cacique Alnis José Medina Rivas, o encontro foi importante para construir novas conexões. “Preciso conversar com os representantes, para saber do melhor para minha família. Queremos poder contar com saúde e educação para as crianças. Por enquanto precisamos de alimento, é importante as crianças na escola, porque elas têm acesso ao alimento também”, comentou o cacique, que disse querer conquistar independência com emprego para todos.