Agência de Turismo
Autor: Redação Agtur | Publicado em 07 de junho de 2019 às 15:47
Durante três dias, os influenciadores conheceram os atrativos turísticos e culturais, além da gastronomia
O destino turístico da região da
Bacia de Taquaruçu, há 32 km do centro de Palmas, atrai públicos de diversos
segmentos e regiões por ser considerado um ponto de potencialidade pelo seu
roteiro que envolve variedades de produtos turísticos da região, tais como
atrativos de vivência cultural, hospedagens, artesanatos, cachoeiras,
atividades radicais, além da gastronomia local. Os influenciadores digitais do ramo de turismo,
Fernando de Assis e Maurício Oliveira, ambos têm perfil na rede social, o instagram, e vieram conhecer tudo que
Taquaruçu tem a oferecer. O roteiro, que iniciou no dia 04, e terminou no dia
06 de junho, incluiu diversos atrativos que a região proporciona.
Um dos atrativos visitados foi o Pote
de Ouro, lá eles visitaram o local para entenderem como funciona uma olaria.
Outros atrativos que os influenciadores digitais conheceram foram as
cachoeiras, como a Roncadeira e da Fazenda Ecológica, a Loja Tudo Daqui e
Casa do Artesão para conhecer o artesanato local, também foram aos restaurantes
para saborear a gastronomia do local.
Os influenciadores também puderam se aventurar na Tirolesa Voo do
Pontal, com 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros, em seguida
foram admirar um pôr do sol na Pedra de Pedro Paulo, a 600 metros de
altitude.
O influenciador digital Fernando de
Assis, que gera conteúdos com viés cultural e de vivência para TV WEB -
disponível na plataforma Youtube,
além do seu perfil do instagram com
33 mil seguidores, contou que estava em Jalapão e decidiu vir em Taquaruçu para
conhecer o local, imediatamente percebeu o quanto a região tem diversidade
cultural. “Eu produzo vídeos, meu objetivo além de mostrar os pontos turísticos
para vender, é colocar a alma do lugar, se tratando de Taquaruçu eu
percebi que alma deste lugar é a capacidade de agregar diversos segmentos do
turismo, em especial o de vivência e cultural, isso eu percebi através dos
atrativos: como o circo e a vivência da olaria; também da receptividade dos
moradores,” disse.
Fernando de Assis destaca ainda que
ficou encantado pela gastronomia da região. “Eu percebi essa potencialidade
forte da gastronomia nos restaurantes que fui. Juntando a cultura e gastronomia
com a acessibilidade e estrutura do local, esse roteiro tem tudo para dar certo”,
afirmou.
Já Maurício Oliveira, que tem um
perfil de instagram no nicho de
turismo, com mais de 168 mil seguidores, disse ter gostado bastante do roteiro,
principalmente a gastronomia, ele ressalta que tem mais atrativos a serem
descobertos. “Quero voltar novamente, pois Taquaruçu é uma porta de entrada ou
uma bela despedida de viagem ao Tocantins, a região tem um potencial enorme,
inclusive a gastronomia, e já quero voltar no festival gastronômico deste ano,”
declarou.
Fernando Rodrigues, guia turístico da
agência receptiva Rota Nativa, explicou a importância de fazer parte do
projeto, e logo percebeu que poderia incluir Taquaruçu no roteiro Jalapão.
“Para mim está sendo gratificante fazer parte, e a partir de agora sairá um
roteiro de turismo em experiência, iniciando Taquaruçu e finalizando em Jalapão”,
contou.
#DestinoTaquaruçu
A parceria teve início em 2014 com o
objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo nos
territórios de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70
pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões
tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Conforme o
Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80%
dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de
apoio ao turista. Entre os 19 negócios relacionados a atividades
turísticas com atrativos, dez possuem cachoeiras.
Edição e postagem: Lorena Karlla