Influenza: Boa adesão na Campanha de Vacinação durante a noite nas duas unidades de saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de maio de 2019 às 12:54

Abertos no período noturno na última terça-feira, 30, os Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) da Arse 75 (712 Sul) e Francisco Júnior (Arso 41) acolheram muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuraram as unidades para receber a dose da vacina contra a influenza. Os idosos atenderam ao chamado e escolheram o tempo mais fresquinho e tranquilo da noite para se imunizar.

Salete Antunes, 61 anos, moradora da Arso 42, compareceu ao Centro de Saúde com seu esposo. “Muito tranquilo o atendimento durante a noite. Ficamos até mais calmos. Fiquei bastante satisfeita com a iniciativa da equipe da nossa unidade em oportunizar mais este momento para todos nós”, disse a aposentada.

A contadora Vanessa Mota Alves, mãe das gêmeas Luísa Martins e Valentina Martins, 4 anos, também elogiou o trabalho da equipe da unidade. “Trabalho pela manhã e a tarde durante toda a semana, horários que as unidades estão abertas para nos atender. Abrir a noite foi muito bom e importante, principalmente para as pessoas que se enquadram no meu modelo de trabalho e rotina, que trabalham durante todo o dia e têm crianças que estudam em tempo integral. Hoje foi super tranquilo”, observa satisfeita.

As duas unidades ficaram abertas até às 22 horas e juntas imunizaram mais de 150 pessoas que se enquadram nos grupos prioritários contemplados pela Campanha de Vacinação contra  a Influenza.

Os coordenadores do CSCs da Arse 75 e Arso 41, Consola Monteiro e Rafael Rodrigues, lembram que durante os próximos dias haverá vacinação no período normal de atendimento das unidades. “A nossa sala de vacina funciona das 7h30 às 17 horas todos os dias de segunda a sexta-feira para atender a todos que ainda não vacinaram”, ressalta Consola, acrescentando que até o término da campanha a equipe vai organizar outras ações de vacinação.

Rafael Rodrigues lembra que além da vacinação noturna, a unidade fará ainda a imunização das crianças e dos profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil Carrosel, localizado na Arso 42, na sexta e sábado, dias 3 e 4 de maio, a unidade estará aberta para o Dia D”, adianta o coordenador.

A campanha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. O Dia D será neste sábado, 4 de maio. As 32 salas de vacinas funcionam das 8 às 17 horas e para vacinar é necessário apresentar os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Meta

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 100% das 65 mil pessoas que correspondem ao público alvo composto pelos seguintes grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade); gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.