Influenza: Movimentação tranquila nos Centros de Saúde da Comunidade no primeiro dia campanha de vacinação

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 10 de abril de 2019 às 15:22

  Campanha segue até 31 de maio, sendo que o Dia D está marcado para 04 de maio


No primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza, nesta quarta, 10, a movimentação nos Centros de Saúde da Comunidade em Palmas foi tranquila. A campanha segue até o dia 31 de maio, sendo que o Dia D será no dia 04 de maio. As 32 salas de vacinas funcionam das 8 às 17 horas e para vacinar é necessário apresentar os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS).



A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 100% das 65 mil pessoas que correspondem ao público alvo composto pelos seguintes grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade); gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.



Quem não perdeu tempo e procurou o CSC Valéria Martins (Arse 122) logo cedo foi a técnica em enfermagem Neibe Pereira dos Santos, que levou o filho Pedro Felipe de 4 anos para vacinar. “O cartão de vacinas dele é completo, não perco uma vacina porque acredito que a imunização é muito importante para mantê-lo livre de doenças, gripe principalmente, e eu fico mais tranquila. Quando a criança não é vacinada, o corpinho dela está mais aberto a doenças”, afirma.



Raflésia Firmino Martins, mãe da pequena Isabelle de 3 anos, também foi à unidade logo cedo. “A vacina é importante para a saúde dela, para ela não pegar gripe. ‘Vacino ela’ todos os anos e vejo que a vacina aumenta a imunidade dela contra essa doença”, ressalta.



O casal de idosos, Elias Francisco dos Santos, 71 anos, e Alzira Garcia Dantas, 72 anos, contam que dificilmente contraem uma gripe forte. “Desde que criaram essa vacina para os idosos, todo ano a gente está aqui e percebo que ficamos mais imunes, quase não gripamos”, afirma o aposentado.



De acordo com técnica Irene Rosa, responsável pela sala de vacinas do CSC Valéria Martins, só nas três primeiras horas de campanha, cerca 20 pessoas já haviam sido imunizadas.



A vacina protege contra os subtipos dos vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Para otimizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu o seguinte calendário: do dia 10 a 22 de abril serão vacinadas crianças e gestantes, e após esse período os demais grupos prioritários.



Compreende-se por doenças crônicas e condições especiais, os seguintes casos: doenças respiratórias crônicas (asma, DPOC, fibrose cística…), doenças cardíacas crônicas (hipertensão, insuficiência cardíaca…), doenças neurológicas crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças renais crônicas, diabetes, obesidade, imunossupressão (indivíduos que estão com o sistema imune abalado por doenças ou medicamentos), trissomias (síndromes de Down, de Klinefelter, de Wakany…), transplantes (órgãos sólidos e medula óssea).



Locais de Vacinação

 

 

Região Norte

- CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)

- CSC Arno 41

- CSC Arno 42

- CSC Arno 44

- CSC Arno 61

- CSC Arno 71

- CSC Arne 53

- CSC Arne 64

Região Central

- CSC Arse 13

- CSC Loiane Moreno (Arse 24)

- CSC Arse 75

- CSC Arse 82

- CSC Satilo Alves (Arse 101)

- CSC Valéria Martins (Arse 122)

- CSC Arse 131

- CSC Francisco Júnior (Arso 41)

- CSC Arso 111

Região Sul

- CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)

- CSC Jardim Aureny II

- CSC Liberdade (Jd. Aureny III)

- CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III)

- CSC José Lucio (Lago Sul)

-CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV)

- CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)

- CSC Jardim Taquari

- CSC Santa Bárbara

- CSC Bela Vista

- CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

- CSC Mariazinha (Buritirana)

 




 

Edição e postagem: Lorena Karlla