Influenza: Palmas tem mais de 80 mil pessoas imunizadas neste ano

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 25 de outubro de 2021 às 10:39

Município disponibiliza 29 unidades de Saúde para aplicação da vacina contra a gripe

Mais de 80 mil pessoas, entre integrantes do grupo prioritário e população acima de seis meses de idade, já foram imunizadas contra a Influenza desde o início da Campanha de Imunização, no dia 14 de abril deste ano. São 29 Unidades de Saúde da Família (USF) disponíveis para vacinação na Capital. Não há necessidade de agendamento para receber o imunizante, pois o atendimento é por demanda espontânea.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maressa Ribeiro, a imunização tem como objetivo reduzir as complicações, internações hospitalares e mortalidade causada pelo vírus influenza.  “A vacina reduz a gravidade também em sintomas respiratórios, estabelecendo um organismo mais resistente à forma grave da gripe”. A diretora também explica que a vacina da influenza também reduz a gravidade dos sintomas da Covid-19, agindo como uma ferramenta aliada da vacina, fortalecendo o sistema respiratório.

Grupos prioritários

Preconizada para os grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacina também foi liberada a partir do dia 3 julho pelo Ministério da Saúde para a população acima de seis meses de idade. Fazem parte destes grupos as pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças com idade entre seis meses e seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Para se vacinar é necessária a apresentação do cartão SUS. Outro ponto importante é que para pessoas com doenças crônicas se faz necessária a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. A vacina Influenza é trivalente e protege contra, H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.

Multivacinação

A área técnica da Vigilância em Saúde reforça que, além da vacinação contra a gripe, está aberta a campanha da Multivacinação em palmas e estão  disponíveis os imunizantes; BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Ainda poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Locais da vacinação

Atendimento das 08 às 13 horas (segunda a sexta)

USF 108 Sul                                                                           

USF Taquari

USF 207 Sul                                                                            

USF Santa Fé

USF 210 Sul                                                                          

USF Aureny II

USF 403 Sul                                                                            

USF Bela Vista

USF 712 Sul                                                                            

USF José Lúcio

USF 806 Sul                                                                          

USF Alto Bonito

USF 1103 Sul                                                                           

USF José Hermes

USF 1206 Sul                                                                         

USF Santa Bárbara

USF 307 Norte                                                                      

USF Morada do Sol

USF 405 Norte                                                                   

USF Novo Horizonte

USF 406 Norte                                                                       

USF Laurides Milhomem

USF 603 Norte

Atendimento das 08 às 12 horas e 14 às 18 horas (segunda a sexta)

USF 508 Norte

USF 806 Sul

USF Liberdade

USF Buritirana

USF Taquaruçu

USF Taquaruçu Grande