Inscrições abertas para treinamento regional em biobancos e biorrepositores

Fundação Escola de Saúde Pública

Autor: Redação Semus | Publicado em 26 de abril de 2019 às 16:51

  Estimativa é que 240 pesquisadores em saúde participem do treinamento


Pesquisadores vinculados à Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) já podem fazer sua inscrição para o treinamento sobre a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 441 que trata sobre materiais biológicos: Biobancos e Biorrepositores, promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Cep/Conep).

 

 

As inscrições vão até o dia 02 de maio, exclusivamente pelo site do Formsus e o treinamento será nos dias 06 e 07 de maio no auditório Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal do Tocantins (Cuica/UFT).

 

 

A organização estima a participação de 240 pesquisadores. Por ser um treinamento regional, o encontro reunirá ainda, pesquisadores do Maranhão e do Piauí.

 

 

“O evento pretende atualizar e esclarecer dúvidas sobre material biológico humano em pesquisa, que é o tema escolhido para o treinamento. O evento também terá espaço para outros assuntos relacionados à ética na pesquisa científica, uma vez que todo projeto de pesquisa que envolve direta ou indiretamente seres humanos requer um parecer de um Comitê de Ética em Pesquisa, antes de sua execução. O papel da CEP é assegurar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, reconhecendo que é eticamente adequada”, ressalta a coordenadora do Cep/Fesp, a enfermeira Eliane Patrícia Franchi.

 

 

O que é Cep

 

 

O CEP da Fesp está constituído por 23 membros, sendo 14 titulares e nove suplentes, multiprofissional, com pesquisadores com experiência em diversas áreas, dentre elas, ciências da saúde, biológica, sociais e humanas. Dentre esses membros, dois são representantes dos usuários indicados pelo Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla