Inscrições para o VI Festival de Cinema Estudantil Você na Tela terminam dia 31 de outubro

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 25 de outubro de 2021 às 18:10

A edição de 2021 será on-line, no dia 10 de dezembro, com transmissão pelo canal do evento no YouTube

Estudantes interessados em participar do ‘VI Festival de Cinema Estudantil de Palmas - Você na Tela’ têm até o dia 31 de outubro para efetuar suas inscrições. A data foi prorrogada a pedido de professores da rede pública de ensino. A Fundação Cultural de Palmas (FCP), realizadora do Festival, também adiou a data do evento, que aconteceria de 04 a 06 de novembro e foi transferida para o período de 08 a 10 de dezembro. As inscrições poderão ser realizadas neste endereço até as 23 horas e 59 minutos de 31 de outubro de 2021, horário de Brasília.

Resultado de uma parceria entre a FCP e a Secretaria Municipal de Educação, o ‘ Você na Tela’ tem a finalidade de estimular a criatividade de crianças, adolescentes e jovens para a criação de conteúdo audiovisual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil no processo de concepção, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

Neste ano, como em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a realização do VI Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela, excepcionalmente terá um formato diferenciado, e o acesso público será pela internet, por meio da exibição dos filmes no canal do YouTube o ‘Você na Tela’ , de 08 a 10, com cerimônia de premiação transmitida ao vivo, direto da grande praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, às 19 horas do dia 10 de dezembro.

“Não poderíamos deixar de realizar o Festival, mesmo diante da necessidade de adaptação à pandemia, pois entendemos o ‘Você na Tela’ como importante janela para o protagonismo infanto-juvenil e um estímulo para que crianças e jovens se aproximem da linguagem cinematográfica e encontre um espaço para a exibição de seus conteúdos audiovisuais”, afirma a organizadora do ‘Você na Tela’, Elisângela Dantas.

Podem ser inscritas no Festival: obras audiovisuais produzidas no ambiente escolar e em espaços não formais de produção de conhecimento, como associações comunitárias e pontos de cultura, criados por estudantes sob orientação de um professor, nas seguintes Mostras Competitivas:

a) Mostra Competitiva Jovem Cineasta: filmes realizados por crianças na faixa etária entre 08 e 12 anos completos até o dia 06 de novembro de 2021;

b) Mostra Competitiva Jovem Realizador: filmes realizados por jovens na faixa etária entre 13 e 17 anos completos até o dia 06 de novembro de 2021;

c) Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas: filmes realizados por estudantes universitários. Nesta categoria serão aceitas obras finalizadas nos anos de 2020 a 2021 e produzidas na cidade de Palmas;

d) Mostra Competitiva Brasil na Tela: filmes realizados por crianças e jovens estudantes em todo Brasil, na faixa etária entre 08 a 17 anos completos até o dia 06 de novembro de 2021.

e) Mostra Competitiva Internacional Você na Tela: filmes realizados por crianças e jovens estudantes em todo o mundo. Nesta categoria serão aceitas obras finalizadas nos anos de 2018 a 2021;

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas no endereço até o dia 31 de outubro 2021, horário de Brasília.

Os demais critérios para inscrição, formato dos vídeos e outras informações podem ser conferidas no edital aqui.