Inscritos no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu participam de workshop

Agência de Turismo

Autor: Philipe Bastos | Publicado em 29 de junho de 2022 às 18:26

Capacitação teve como objetivo melhorar a apresentação pessoal dos participantes, e dos pratos a serem avaliados pelos jurados técnicos

Os participantes inscritos na 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) e que não conhecem como funciona o evento, ou mesmo aqueles que já participaram, mas objetivam melhorar sua apresentação, tanto pessoal como dos pratos a serem avaliados pelos jurados técnicos, tiveram a oportunidade de participar do 'Workshop de Técnicas de Participação em Competições Gastronômicas - 16° FGT'. A capacitação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29, no auditório do Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, em Palmas.

O evento foi realizado por meio das parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e teve como objetivo capacitar os cozinheiros que pretendem participar de eventos gastronômicos, além do FGT. Todos os participantes receberam certificado emitido pela Escola de Gastronomia do Senac Tocantins.

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Tom Lyra, o workshop foi pensado com vistas a trazer mais informações sobre o evento e permitir que os participantes possam se apresentar com mais qualidade tanto no Festival, quanto em outros eventos. “Com a determinação da prefeita Cithia Ribeiro, vamos apresentar o melhor da gastronomia do Tocantins. Para isso, nossos técnicos perceberam ao longo de outras edições que as pessoas não tinham a plena compreensão de como funcionava o FGT e, desta forma, não obtinham um bom resultado no dia da apresentação. Então, decidimos proporcionar uma oportunidade a mais para todos que queiram melhorar seu desempenho nessa importante etapa do evento”, ressaltou.

Para a professora do curso de Nutrição da UFT, e palestrante do evento, Tatiana Evangelista, “a capacitação oportunizou aos participantes do 16º FGT tirar dúvidas sobre o edital, relembrar a importância da higiene, avaliar sua receita em relação aos ingredientes, custos e apresentação, uma vez que o workshop abordou conteúdo sobre noções de boas práticas na manipulação de alimentos, noções de apresentação pessoal, fichas técnicas, noções de apresentação e decoração de pratos, ingredientes regionais e harmonização”, disse.

Já a coordenadora de Turismo e Hospitalidade do Senac Tocantins, Andréa Monteiro, pontuou a importância da instituição, enquanto escola de gastronomia, ser parceira desse projeto que fomenta a culinária regional. “Com a missão de qualificar para o mundo do trabalho, o Senac Tocantins oferta cursos e workshops para qualificar os inscritos e competidores da 16ª Edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, com o objetivo de proporcionar um aprendizado mais assertivo, trazendo consciência e valorização dos ingredientes regionais, além de proporcionar excelência na produção e finalização de cada prato a ser apresentado”, pontuou.

Atentas a todas as informações, tanto a veterana ganhadora do FGT, Débora Almeida - que já foi premiada em diversas edições do Festival, quanto a iniciante Rossane Silva, não escondem a expectativa e ansiedade para se apresentarem aos jurados. “Sempre temos algo a aprender em cada evento que o FGT nos proporciona. Espero mais uma vez ser participante desse evento maravilhoso da gastronomia do Tocantins”, disse Débora. “Não vejo a hora de, pela primeira vez, participar desse grande evento”, completou Rossane.

16º FGT

O Festival Gastronômico de Taquaruçu,  acontecerá de 07 a 11 de setembro. A homologação das inscrições acontecerá na próxima quinta-feira, 30, no site oficial da Prefeitura de Palmas.