Instalação de radares reforça fiscalização da Capital e reduz mais de 90% o número de mortes

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação Secom | Publicado em 29 de abril de 2016 às 09:29

O investimento em campanhas e blitze educativas, e na instalação de radares e barreiras eletrônicas na Capital já apontam resultados positivos. Dados do Projeto Vida no Trânsito mostram que entre o primeiro e o segundo semestre de 2015 houve uma redução em 94% no número de mortes na TO-050. Já no perímetro urbano da cidade a redução foi de 41% nos números de acidentes graves e de 30% nos números de acidentes fatais.

Outro levantamento realizado recentemente apontou uma redução de 60% no número de mortes no trânsito no primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos meses de janeiro a abril de 2015, 15 pessoas perderam a vida no trânsito em Palmas. Já no mesmo período deste ano, foram seis vítimas fatais.

Os índices já são uma demonstração da eficácia do novo sistema de fiscalização, que começou a ser implantado em Palmas no final de junho de 2015. Atualmente, Palmas conta com 63 Radares e Barreiras Eletrônicas instalados de Norte a Sul da cidade, em pontos estratégicos, onde ocorriam maior número de acidentes, como exemplo a TO-050.

Além desses investimentos, foram implantados equipamentos na ponte Fernando Henrique Cardoso e em vias de acesso dentro da cidade que têm grande circulação de veículos e pessoas como Teotônio Segurado, Av. NS-02 e NS-10. Também já estão em utilização 25 talonários eletrônicos e 15 câmeras de videomonitoramento.

O coordenador da Comissão de Dados e Informações do Projeto Vida no Trânsito, Zuilton Chagas, acredita que a adoção de controle de velocidade, através de monitoramento por radares e lombadas eletrônicas são eficazes para reduzir o número de mortos e de feridos. “É senso comum que a alta velocidade é um dos fatores de risco e gravidade das lesões em acidentes de trânsito. Está mais do que provado que o investimento, seja ele quanto for, é muito válido, quando refletimos o quanto vale uma vida”, frisou.

Para o administrador Saulo Batista de Freitas, 41 anos, as ações e investimentos em fiscalização de trânsito na Capital são essenciais para redução dos índices de acidentes e mortes. “Tudo que é feito com a intenção de melhorar é bom. Eu sou a favor da implantação de radares e mais campanhas educativas, porque, dessa forma, eu enquanto pedestre ou motorista me sinto mais seguro”, disse.

O estudante Murilo Maciel, de 16 anos, ainda não dirige, mas considera importante o investimento. “Com os radares e redutores de velocidade nas vias os motoristas ficam mais atentos no trânsito. Sinceramente, me sinto mais seguro em atravessar uma faixa de pedestre que tem lombada eletrônica ou radar, pois nesses locais ocorrem menos acidentes”, avaliou.

Por sua vez, o autônomo Tiago Batista Ferraz, 31 anos, considera necessário a instalação de equipamentos eletrônicos. “Sabemos que o brasileiro só anda com pressa e isso é um grande motivador de acidentes. Então, para evitar mais mortes é preciso uma fiscalização eletrônica rígida na cidade”, opinou.

Gastos Públicos

Outra importante vantagem social apontada pelo uso dos equipamentos eletrônicos é a redução dos gastos públicos, principalmente, relacionados com a saúde pública e a seguridade social. Uma vez que em levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde são gastos no atendimento aos sequelados no trânsito mais de 3% do Produto Interno Bruto mundial, chegando a 5% nos países em desenvolvimento.