Instituto 20 de Maio promove capacitações e treinamento para servidores municipais

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: IVM | Publicado em 03 de abril de 2024 às 14:48

Licenciamento ambiental, excelência no atendimento e os sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão são temáticas abordadas nas qualificações

No intuito de promover a excelência na prestação de serviços públicos e acompanhar a evolução tecnológica, a Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), promove durante esta semana cursos e treinamentos para aproximadamente 400 servidores municipais se atualizarem. As capacitações visam atender demandas da comunidade e promover uma gestão pública de qualidade no Município.

Destaca-se a Qualificação em Licenciamento Ambiental, que visa apresentar e debater medidas preventivas e de controle ambiental, a fim de garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da comunidade palmense. O instrutor e biólogo Alessandro Zabotto destaca a importância de discutir casos práticos para debate e geração de insights de políticas públicas e ações. Zabotto exemplifica como o intercâmbio de experiências de um município para o outro pode ser benéfico. “O que está se fazendo com o lodo de esgoto daqui de Palmas? O pessoal tá armazenando, para propôr um projeto? Temos um case disso, o primeiro foi feito na Unesp em Botucatu, há uns 10 anos, isso já é um modelo para se utilizar. Hoje esse lodo é usado na agricultura, na produção de mudas, ou seja, tem várias formas de reutilizar esse resíduo ao invés de mandar para um aterro”.

Conduzido pelo experiente instrutor José Filadelfo da Silva, o Curso de Excelência no Atendimento e Boas Práticas no Setor Público foca na importância do atendimento ao cidadão. Tópicos como organização, comunicação interna, motivação, eficiência e eficácia são abordados, reconhecendo o servidor como peça-chave na relação entre gestão pública e cidadão.

Acompanhando a transformação digital da Prefeitura de Palmas, o Treinamento nos Sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão tem como objetivo capacitar os servidores para a digitalização dos serviços e facilitar o acesso dos cidadãos aos mesmos. Essa iniciativa visa garantir uma administração mais eficiente e acessível, acompanhando as demandas da sociedade moderna. Os sistemas Portal do Cidadão e Sistema de Gerenciamento de Documentos (e-Palmas) foram criados com o propósito de possibilitar que todos os processos internos e fluxos documentais, assim como os serviços oferecidos aos cidadãos e documentos externos, sejam realizados ou requisitados de maneira completamente digitalizada.

Já o Curso de Instrução de Processos de Despesas proporciona uma base sólida de conhecimento e habilidades práticas necessárias para lidar com os processos de despesas de forma eficiente e em conformidade com a legislação vigente, contribuindo para uma gestão transparente, eficaz e responsável dos recursos públicos municipais. O objeto da contratação pública é destrinchado desde o planejamento até a execução contratual, incluindo aspectos como seleção de fornecedores, elaboração de documentos necessários, modalidades de contratação, como licitação, contratação direta e gestão de contratos.