Instituto ligado à Universidade de Nova York oferece orientação técnica à Prefeitura de Palmas

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 12 de setembro de 2018 às 15:42

Dezoito cidades intermediárias e com maiores taxas de crescimento demográfico no Brasil receberão visita para verificar interesse em participar de programa de pesquisa-ação

Reconhecida como a terceira entre as 18 cidades de médio porte com maiores taxas de crescimento de demográfico no Brasil pelo Marron Institute of Urban Management, entidade ligada à Universidade de Nova York, Palmas pode receber contribuições a partir de pesquisas sobre crescimento populacional e se transformar em referência para a América Latina. Na manhã desta quarta-feira, 12, representantes do instituto na América Latina apresentaram à prefeita Cinthia Ribeiro oferta de suporte técnico para elaboração de um plano de ação local voltado para o crescimento ordenado da cidade.

O assessor para a América Latina da Universidade de Nova York, Jaime Vasconez, abordou o programa de estudos de expansão urbana que fornece assistência direta a municípios de várias partes do mundo em rápido crescimento demográfico propondo ações viáveis e imediatas.

Segundo ele, a proposta será oferecida a cidades com mais de 3% de crescimento demográfico anual.  Conforme levantamento feito pelo grupo, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), entre 2000 e 2010 Palmas alcançou uma taxa de 5,09%. “Isso significa que a cidade pode dobrar sua população nos próximos 25 anos. Nossa proposta é trabalharmos todos juntos, universidade, Prefeitura – através de técnicos municipais, que são quem mais conhecem as problemáticas da cidade - e a sociedade. Queremos que os processos sejam todos locais e, por isso, ofereceremos suporte técnico”, disse Vasconez.

O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup), Ephim Shluger, presente na ocasião, lembrou que a proposta pode ser muito oportuna, pois Palmas, tendo já aprovado recente revisão do Plano Diretor, tem agora a missão de revisar as leis complementares à revisão.  A prefeita Cinthia Ribeiro manifestou muito interesse pela oferta. “Já estamos com nossos técnicos analisando a carta de interesse que eles nos apresentaram. Acredito que a proposta chega em um bom momento,  pode acrescentar muito aos processos que vamos implementar”, afirmou a prefeita.

Após conclusão da análise da proposta e possível assinatura da carta de interesse, um workshop deve ser organizado reunindo as cidades que aceitaram a proposta dos pesquisadores para, então, serem iniciados os alinhamentos dos estudos.

“Acredito que Palmas pode ser um case de sucesso para o Brasil e para a América Latina”, concluiu a prefeita ao final do encontro. Ainda em Palmas, o grupo fará até esta quinta-feira, 13, visitas para conhecer, a convite da prefeita, alguns exemplos de políticas públicas bem desenvolvidas na cidade.

Também participaram do encontro a consultora no Brasil da Universidade de Nova York, Ivone de Souza, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, Roberto Petrucci Júnior, o secretário municipal de Habitação e de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, Fábio Frantz, o secretário municipal da Casa Civil, Guilherme Ferreira da Costa, e o secretário de Governo e Relações Institucionais, César Augusto Guimarães.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)