Integrantes da GMP concluem Curso de Operador Tático no Maranhão

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 16 de agosto de 2019 às 11:45

O curso contou com a participação de seis integrantes da GMP e foi ministrado pela Romu-Cotar, de Belém (PA)

Seis integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas, sendo quatro da Ronda Ostensiva Municipal de Palmas (Romu) e dois do Operacional, participaram do Curso de  Operador Tático para Guardas Municipais, realizado na cidade de Governador Nunes Freire, no estado do Maranhão, nos dias 1º a 12 de agosto.

O treinamento foi realizado pela equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu)- Cotar, de Belém (PA). A equipe conta com profissionais altamente qualificados e experientes em segurança pública. Durante o curso, os GMPs tiveram aulas teóricas e práticas sobre o aperfeiçoamento em treinamento nas áreas de Direitos Humanos, uso progressivo da força, agentes químicos, defesa pessoal, algemas, técnicas de abordagem, patrulhamento urbano e rural, gerenciamento de crise, controle de distúrbio, armas letais, pistolas 380, espingardas calibre 12 e armas não letais, além das doutrinas da Romu.

O curso contou com 180 horas/aulas nas quais foram abordados temas como: direitos humanos, uso progressivo da força, APH Tático, grupamento de choque tradicional, choque ligeiro, controle emocional, gerenciamento de crise, nós e amarrações, hierarquia e disciplina, superação das adversidades  humanas, controle sobre efeitos químicos, montagem e desmontagem de armas de fogo, tiro policial, progressão tática em ambientes aberto e fechados, progressão e baixa luminosidade e abordagem.

De acordo com o comandante do Grupo Tático Romu, subinspetor Antônio Lourenço de Amorim Júnior, o curso foi de extrema importância para a corporação. “O curso foi muito importante, pois cuidamos da Segurança Pública Municipal e os conhecimentos adquiridos com certeza contribuirão  para  atendermos melhor  a comunidade e para aplicarmos a lei de forma correta”, disse, acrescentando que a sociedade conta com profissionais ainda mais capacitados para lidar com situações que necessitem  habilidades especiais, como gerenciamento de crise, controle de distúrbio civil, abordagem tática, emprego de armamento não letal, emprego de armamento letal entre outros.

O Curso de Operador Tático para Guardas Municipais contou com a participação dos guardas municipais dos estados do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, dentre outros.

Guardas metropolitanos de Palmas que participaram do curso:

1. GMP Subinspetor Antonio Lourenço de Amorim Júnior

2. GMP CC Moacir Cidalino da Silva