Integrantes da Rota Gastronômica 2021 participam de curso sobre manipulação de alimentos

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 14 de outubro de 2021 às 09:32

A iniciativa foi promovida pela Agência Municipal de Turismo, em parceria com o Senai – TO

Como parte da programação que antecede a 15ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, foi realizado nesta quarta-feira, 13, no próprio Distrito, o Curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos para os integrantes da Rota Gastronômica 2021. A capacitação, ministrada pela engenheira de alimentos e nutricionista Ana Karla Rodrigues, foi promovida pela Agência Municipal de Turismo (Agtur), em parceria com o Senai – TO.

"Essa parceria que oferece capacitação para os empreendimentos que irão participar da Rota Gastronômica é importante para nós tirarmos as dúvidas sobre as melhores práticas de manipulação dos alimentos, com a ajuda de profissionais capacitados," ressaltou a presidente da Governança de Taquaruçu (Goverta), Daniela Aires.

Representante de um dos estabelecimentos que compõem a Rota Gastronômica desta edição, Beatriz Costa destacou que a capacitação é fundamental para oferecer produtos de qualidade ao público. "Nós já fazemos uso das boas práticas da manipulação dos alimentos diariamente. Mas o curso de hoje veio para reforçar que esses cuidados que já adotamos precisam ser mantidos para que possamos melhorar cada vez mais”, avalia.

O presidente da Agtur, Márcio Neres, marcou presença no curso e falou da importância do trabalho em conjunto com os órgãos parceiros e empreendedores para fortalecer, incentivar e fomentar o turismo na localidade.  "Esse o diálogo mais próximo com todos os envolvidos é de grande importância, pois o turismo de Taquaruçu é uma das maiores riquezas de Palmas. E juntos vamos incentivar e valorizar todo esse potencial que a região tem a oferecer”, ressaltou.

Rota 2021

A Rota contempla exclusivamente empreendimentos de Taquaruçu e acontecerá entre os dias 21 e 31 de outubro. Serão oito empreendimentos nesta categoria, entre concorrentes e convidados. Os pratos inscritos concorrem separadamente das demais categorias, e serão comercializados com valores entre R$ 15,00 e R$ 65.00. A premiação para os concorrentes segue a mesma do FGT, sendo R$ 6 mil para o primeiro colocado, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado.

Confira os empreendimentos participantes

Estabelecimentos concorrentes – Prato

- Pousada das Flores (Kênia de Moura Borges) – R$ 49,00

Tatacajú - cubinhos delicados de peixe tucunaré, embebidos em limão, shoyu e saquê, combinados com micro - quadradinhos de caju, cebola roxa e raspas suaves de gengibre;

Horário de funcionamento: quarta a sábado, das 18h às 23h.

- Vila Dos Sabores (Victor Augusto Costa) R$ 18,00

Cupim na Mandioca - Suculento Ragu de cupim ao vinho, servido sobre um disco de mandioca, harmonizado com uma deliciosa geléia de murici picante;

Horário de Funcionamento: segunda-feira a sábado a partir das 18h.

- Mandala Tempero & Afetos (Jaquelyne Costa dos Santos) R$ 49,90

Franguinho Afetuoso - Pedaços de frango suavemente temperados, recobertos de pasta do coco de babaçu e assados ao forno de modo a manter a suculência da carne e permitir uma crosta de muito sabor, tudo isso sobre o creme de pequi;

Horário de Funcionamento: quarta a segunda, das 11h30 às 14h30.

- Pote de Ouro Arts (Daniella Aires Borges) R$ 15,00

Paçoca no Pote - Paçoca de carne de sol, com cubinhos de banana da terra e raspa de buriti seco, servido na cumbuca de barro;

Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças, das 09h às 12h e 14h às 18h

Convidados

- Zezinho Espetus (Bruna Cardoso de Sousa Vieira) R$ 16,00

Espetinho Afrodisíaco - Espetinho afrodisíaco de ovos de codorna com bacon fatiado e finalizado com muçarela derretida. Servido com uma porção de arroz branco; feijão trepa-pau, vinagrete e mandioca;

Horário de funcionamento: De segunda a segunda, das 17h às 23h.

- Sabor Food Truck (Márcia Francisca da Costa) R$ 15,00

Cuitelinho de churros - Cuitelinho de churros é uma cestinha de açúcar mascavo, recheada com sorvete de doce de leite e banana da terra caramelizada, finalizada com cobertura de caramelo salgado;

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 18h30 às 23h.

- Pousada Aldeia (Tatianne Barros) R$ 65,00

Raclete de queijo com jabuticabas - Raclete de queijo com confit de jabuticabas flambadas na cachaça;

Horário de Funcionamento: Todos os dias de 12h às 20h.

- Armazém Antonina (Luzetania Barros) – R$ 12,00

Empada de Chambari - Deliciosa empada com recheio de chambari à moda da casa.

Horário de Funcionamento: Todos os dias do Festival, das 7h às 18h.