Investimentos em capacitação dos trabalhadores da Saúde de Palmas são apresentados na Câmara Municipal

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação/Fesp | Publicado em 22 de junho de 2021 às 17:52

Fesp é a principal responsável pela qualificação dos servidores da Rede Municipal de Saúde

A oferta de cursos de capacitação é um dos motes da Prefeitura de Palmas, tanto para valorizar os servidores quanto para, cada vez mais, aprimorar os serviços prestados aos cidadãos palmenses. Tendo como uma de suas principais instituições de qualificação profissional, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), a presidente da pasta, Marttha Ramos, detalhou em audiência pública na manhã desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal, os cursos, treinamentos e capacitações ofertados aos trabalhadores da Rede Municipal de Saúde ao longo do 3º quadrimestre de 2020.

Entre as atividades desenvolvidas pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) no terceiro quadrimestre de 2020, destacaram-se cursos e oficinas voltados ao enfrentamento da Covid-19, o Plano Integrado de Residências em Saúde, e as ações estratégicas com foco na ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Foram 2.379 participações de profissionais em atividades, ou eventos de educação em saúde, realizados nas modalidades presencial e on-line. "Foi um desafio porque tivemos que adequar alguns cursos para a modalidade on-line e os presenciais realizamos com turmas reduzidas", explicou a presidente da Fesp.

Plano Integrado

A presidente destacou que o Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) se tornou referência nacional por oferecer plenas condições de aprendizado no campo de prática nas  Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município. “Além disso, o incentivo financeiro destinado aos residentes inclui o valor pago pelo Ministério da Saúde e a contrapartida dada pela Prefeitura de Palmas, por meio de bolsas. Isso possibilita que esses profissionais se mantenham financeiramente durante os dois anos de estudo e prática”, explicou a gestora.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fesp é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), que administra as 34 USFs de Palmas. Foram selecionadas 24 USFs para se tornarem unidades escolas como cenário de prática. Confira mais detalhes aqui.

O resultado da qualificação dos trabalhadores da Saúde pode ser evidenciado na prestação do serviço na Capital, onde a Saúde de Palmas tem se consolidado como uma das melhores do Brasil. No ano passado, Palmas conquistou o 2º lugar no indicador de "Saúde" na edição de 2020 do mais importante estudo e iniciativa do país sobre cidades e mobilidade do Brasil, o Ranking Connected Smart Cities. A Capital também aparece em 1° lugar no ranking geral de cidades mais inteligentes na região Norte do país.

Já este ano, Palmas figura importante destaque no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) que mostra que a Capital ocupa o 4º lugar como melhor cidade no quesito saúde para se viver, ficando à frente de Capitais como Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).