IVM promove atualização para condutores de veículos de emergência

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Bruna Conceição Lima/ estagiária Ascom IVM | Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 17:41

Participam do curso, que segue até 4 de fevereiro, 87 agentes de Trânsito da Sesmu

Segue até 4 de fevereiro, o curso ‘Atualização para Condutores de Veículos de Emergência’, executado pelo Instituto Tocantinense de Aprendizagem e Serviços Especializados em Trânsito (Itaset), no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). Iniciado nesta terça-feira, 25, o curso tem a participação de 87 agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu).

A capacitação de especialização destina-se comumente aos condutores que pretendem dirigir veículos de emergência, como é o caso das ambulâncias, mas, conforme explica o instrutor, especialista em Direção Defensiva, Rodrigo Marques, a formação contempla mais profissionais. “As pessoas pensam que veículo de emergência é somente ambulância, na verdade, são todos aqueles veículos equipados com giroflex e sirene”, explicou.

A presidente do IVM, Jacqueline Vieira, participou da abertura e afirmou acompanhar e valorizar o trabalho dos agentes de Trânsito. “Eu me sinto muito bem, com uma sensação de segurança que vocês transmitem no trabalho”, declarou a presidente sobre a atuação desses profissionais no cotidiano.

“Além de trazer atualização na legislação, o curso traz ânimo quanto à efetividade do serviço, ao reprimir uma infração hoje, livramos os condutores de sofrer com as condutas erradas amanhã, que podem causar risco a sua vida e de sua família, com isso termos mais vidas salvas e famílias que saem e voltam pra casa em segurança”, declarou Glauce Kelly de Souza, agente de Trânsito há 7 anos e supervisora do projeto ‘Balada Segura’.

O curso possui carga horária de 16 h/a, em conformidade com a Resolução nº 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entre aulas remotas e presenciais, dividido em quatro módulos: ‘Legislação de trânsito’; ‘Direção Defensiva’; ‘Noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social’ e ‘Relacionamento interpessoal’.