IVM qualifica servidores em Gestão e Execução Orçamentária e Financeira

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 03 de dezembro de 2018 às 10:37

Curso acontece em dias alternados até o dia 13 de dezembro, na sala 2 do IVM

O Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia, por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP), deu início, nesta segunda-feira, 03, as aulas do curso de Gestão e Execução Orçamentária e Financeira. A qualificação reúne servidores da área de gestão administrativa e financeira e está sendo realizada na sala 2 do IVM, com aulas nos dias 05, 07,11 e 13 de dezembro.

 

 

O assistente administrativo Elias Pontes, que trabalha na Diretoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), sempre teve muito interesse em aprender mais sobre a área financeira. Apesar de hoje não atuar diretamente com execução orçamentária e financeira, ele conta que resolveu fazer o curso a fim de se aperfeiçoar profissionalmente nessa área.

 

 

Diferentemente de Elias, a servidora Dhayane Mychelle Sousa Sales atua diretamente na área financeira. Há cerca de oito meses ela exerce a função de gerente de Orçamento da Secretaria de Infraestrutura e diz que participa do curso para aprimorar seus conhecimentos. Dhayane já fez outra capacitação na área pelo IVM, este ano, e agora espera complementar o aprendizado a fim de melhorar sua atuação.

 

 

Conteúdo

 

Entre os assuntos previstos no conteúdo programático do curso estão: Conceitos introdutórios sobre execução orçamentária e financeira, Relação entre Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, receita e despesa pública, Dívida pública, principais ferramentas de política econômica, déficit público, sistema orçamentário, entre outros.

 

 

O instrutor do curso é o servidor multiplicador Cleison Almeida Nunes. Ele é gestor público, especialista em Gestão Pública Local com Ênfase em Gestão Municipal pela ENAP, coach e servidor público desde 2004, com experiência em Administração Pública, Orçamento Público e Finanças Públicas.

 

 

Abertura

 

Na abertura do curso a presidente do IVM, Valéria Albino, após dar as boas-vindas aos servidores participantes, falou um pouco sobre o Instituto, destacando que a instituição hoje é referência no Estado e que várias ações estão sendo projetadas a fim de ampliar a educação continuada dos servidores. Na oportunidade ela colocou o IVM à disposição de todos, lembrando que o mesmo é a “casa do servidor”.