IVM/EGP lança plataforma virtual de aprendizagem e servidores passam a contar com cursos a distância

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Neuracy Viana | Publicado em 08 de maio de 2020 às 19:00

Primeira qualificação a ser ofertada via IVM Online é a de 'Elaboração de Projetos'; interessados já podem se inscrever no portal da Escola de Governo  


No momento em que profissionais buscam se adaptar às novas formas de trabalho, devido à necessidade de distanciamento social, em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Palmas, atenta a essa situação e à necessidade de manter a qualidade dos serviços prestados à população, lança, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia e Escola de Governo de Palmas (IVM/EGP), a plataforma ‘IVM Online’, com o objetivo de proporcionar o acesso de servidores a atividades de formação e aperfeiçoamento profissional na modalidade de Ensino a Distância (EaD).


 

A primeira qualificação totalmente virtual é a de 'Elaboração de Projetos', que será realizada no período de 25 de maio a 05 de junho próximo, mas os interessados já podem se inscrever a partir desta sexta-feira, 08, e até o próximo dia 21, no portal de treinamentos da EGP: http://egp.palmas.to.gov.br.


 

São ofertadas 30 vagas para o curso, que tem carga horária de 20 horas, e o objetivo é capacitar profissionais quanto ao planejamento, elaboração, implementação e avaliação de projetos para a captação de recursos. Dentre os assuntos previstos no conteúdo programático da qualificação, conforme o edital (http://egp.palmas.to.gov.br/media/editais_anexados/89b6bf4609dd4466af4e45cb24c794aa.pdf), estão: Introdução ao gerenciamento de projetos, elaboração de projetos (prática), planejamento do projeto obedecendo a normas estabelecidas, desenvolvendo o plano de trabalho, avaliação de viabilidade de projetos, e indicadores – monitoramento e controle de projetos.


 

O curso de 'Elaboração de Projetos' EaD abre uma nova fase no IVM/EGP, que diante da necessidade de distanciamento social precisou se adaptar para atender seu público principal (servidores municipais). Atualmente, o IVM oferece cursos em diversas áreas, voltados para as demandas da gestão municipal.


 

A prefeita Cinthia Ribeiro destaca que a qualificação do servidor reflete na qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão palmense, e que nesse momento em que é preciso manter o distanciamento social sem comprometer os serviços, a continuidade das ações de aperfeiçoamento profissional é necessária, por isso destaca a importância do IVM Online. “Além de proporcionar certa comodidade aos servidores, permitindo que assistam às aulas de onde estiverem, passa a ser um incentivo a mais na busca por conhecimentos.”


 

O presidente do IVM, Thiago Marconi, também cita a importância da plataforma de ensino, principalmente nesse momento em que não é possível oferecer cursos presenciais. Para Marconi, o IVM Online proporcionará aos servidores municipais um amplo acesso às atividades de formação e aperfeiçoamento profissional, uma vez que, por meio da educação à distância, será possível alcançar um público maior, eliminando empecilhos relacionados à participação em qualificações presenciais.


 

A diretora de Capacitação da EGP, Lédyce Nóbrega, fala da importância da utilização de ferramentas tecnológicas como apoio à educação, principalmente nesse momento de distanciamento social. “Vislumbramos que o servidor de Palmas está ganhando uma nova forma de se qualificar e desenvolver suas habilidades laborais e pessoais”, comenta.


 

“O objetivo é aproximar ainda mais o servidor da Escola de Governo, por meio de uma qualificação conectada e interativa, cumprindo nosso papel institucional e, consequentemente, oportunizando à população serviços públicos com eficiência e eficácia”, acrescenta a diretora.


 

Plataforma virtual

 


O IVM Online  vai poder ser acessado no endereço eletrônico: http://ivmonline.palmas.to.gov.br/. No ambiente virtual de aprendizagem, além de aulas ao vivo, os servidores vão poder ter acesso à rota de aprendizagem com a sequência de atividades que deverá ser seguida no curso, aos exercícios, às avaliações e documentos diversos. Os conteúdos vão poder ser acessados nos horários definidos pelo servidor, que poderá adequar os estudos com as demais atividades do dia a dia. Após finalização das atividades, será emitido certificado de conclusão do curso.

 


A plataforma de ensino é uma ferramenta adaptada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do IVM, sob a coordenação do analista de sistemas João Neto Valadares. Dúvidas poderão ser tiradas por meio do telefone: 3212-7165, ou pelo e-mail: ivmtecnologia@palmas.to.gov.br.

 

 

 

 

Edição: Lorena Karlla