IVM/EGP qualifica servidores na área de informática

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 09 de abril de 2019 às 10:00

Curso de Informática Básica teve início nesta segunda-feira, 08, e segue, em datas alternadas, até o próximo dia 18

Servidores de diferentes pastas estão recebendo qualificação na área de informática a fim de aprimorarem sua prestação de serviço na administração municipal. O curso de Informática Básica – Programa da Rede, promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia, por meio da Escola de Governo de Palmas (IVM/EGP), teve início nesta segunda-feira, 08, e segue até o próximo dia 18, em datas alternadas, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sala 01 do Instituto.

 

A servidora Jocilene Pires de Melo, que atua no Conselho Tutelar da Arno 32 (305 Norte), é uma das alunas do curso. Para ela, o aprendizado será muito útil para o desenvolvimento de seu trabalho. Já no primeiro dia, Jocilene comentou que havia aprendido coisas novas. “Quero aprender as funções existentes no sistema operacional, pois eu sempre utilizo computador, mas nunca me atentei para aprender as funções.”

 

Para Hildoneide dos Santos Nascimento, que é assistente administrativa, o curso está sendo muito importante. “Vai ajudar muito a desempenhar minhas funções, pois apesar de parecer coisas básicas, onde atuo elas são essenciais”, disse. Segundo Hildoneide, há muitos servidores que necessitam desses tipos de capacitações e, nesse sentido, o IVM contribui bastante para ampliar os conhecimentos do servidor. Sua expectativa é aprender a digitalizar relatórios, criar e salvar tabelas, bem como técnicas que facilitem o arquivamento de trabalhos produzidos, pois diz que ainda tem dificuldade nessas situações específicas.

 

Eduardo Aires Pinto, que é agente ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, também acredita que o curso o ajudará não só a melhorar seu desempenho no trabalho, mas também o auxiliará nos estudos que pretende retomar. Para o servidor, todos os servidores deveriam se inscrever nas capacitações oferecidas pelo IVM, para aperfeiçoar seu o trabalho e, consequentemente, melhorar o atendimento nos órgãos municipais.

 

Curso

 

O curso tem por objetivo proporcionar ao servidor que atua no âmbito da Administração Municipal o desenvolvimento de sua capacidade técnica de utilização da TI, integralizando conhecimentos anteriores com novos. No conteúdo programático previsto para estudos estão Windows 10, Explorador de Arquivos, Ferramentas do Windows, Introdução ao LibreOffice, Redes de Computadores, Internet/Intranet, Segurança da Informação e Programas da Rede Municipal de Palmas.

 

O curso está sendo ministrado pelo servidor multiplicador João Neto de Sousa Valadares, que é analista de sistemas, graduado em Sistemas para Internet 2012 (IFTO), e especialista em Redes de Computadores 2017 (ESAB). Também é servidor do quadro da Agência de Tecnologia da Informação, e desde 2014 atua com a manutenção dos protocolos da rede metropolitana e Datacenter da cidade.




Revisão e postagem: Iara Cruz