Janeiro Branco e Roxo: Consultório na Rua e CSC Isabel Auler promovem ação voltada para a população de rua

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 09:08

Serão realizados diversos exames, avaliação de hanseníase e palestra sobre saúde mental

A equipe multiprofissional do Consultório na Rua e o Centro de Saúde da Comunidade Isabel Auler (Arso 23) resolveram misturar as cores das campanhas Janeiro Roxo e Branco para promover uma ação especialmente dedicada à população que vive em situação de rua na Capital. A programação vai ocorrer na manhã de terça-feira , 28,  e prevê a realização de testagem rápida (HIV, sífilis e hepatites virais), vacinação, avaliação de hanseníase, exames laboratoriais e palestra sobre saúde mental.

 

O Janeiro Roxo é uma campanha educativa que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e do controle da hanseníase. Já o Janeiro Branco visa colocar em evidência os temas relacionados à saúde mental para prevenir o adoecimento psicológico e emocional.

 

A enfermeira do Consultório na Rua, Juliana Santos Simões, explica que a vulnerabilidade da população de rua caracteriza um tipo de sofrimento mental. “Aproveitamos o apelo das campanhas Janeiro Branco e Roxo para enfatizar a prevenção em saúde dos nos nossos assistidos”, finaliza.

 

Programa Consultório na Rua

 

O programa Consultório na Rua foi implantado em Palmas no ano de 2016, visando atender as pessoas em situação de rua que vivem ou transitam pela cidade. É uma estratégia de atendimento instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos são realizados in loco e, quando necessário, recebem o apoio dos Centros de Saúde da Comunidade.

 

Cerca de 250 pessoas em situação de rua já foram atendidas pela equipe do Consultório na Rua, que atualmente é formada por enfermeira,  agentes sociais e técnica em enfermagem. Além disso, 13 residentes em saúde mental colaboram com os atendimentos (enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, terapeuta ocupacional e farmacêuticas).

 

 

Programação

 

Local: CSC Isabel Auler (Arso 23)

 

Dia: 28/01/2020

 

Horário: 8h às 12h

 

- Café da manhã integrativo

 

- Testagem rápida

 

- Vacinação

 

- Coleta de escarro

 

- Oferta exames laboratoriais in locu

 

- Avaliação hanseníase