28 janeiro 2021 às 19:18

Janeiro Roxo: com foco no diagnóstico precoce da hanseníase, Amas segue com atendimentos da campanha nesta sexta, 29

Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas foram capacitadas para detectar casos de hanseníase e encaminhar para o tratamento adequado

 

“A hanseníase se manifesta por lesões de pele e alterações nos nervos, e quando afeta a pele podem aparecer manchas claras com redução da sensibilidade térmica, já quando afeta o nervo, pode causar dor, câimbra, formigamento. Quando a doença não é tratada, pode deixar sequelas, e é de extrema importância um diagnóstico precoce para evitá-las”, a explicação é do médico dermatologista da rede municipal de saúde, Caio Formiga, e destaca a importância do diagnóstico precoce da doença, um dos focos do Janeiro Roxo. Em alusão à campanha, o Ambulatório de Atenção à Saúde (AMAS) tem intensificado seus atendimentos relacionados à hanseníase e na manhã desta sexta-feira, 29, os profissionais seguem realizando acompanhamento, tratamento e diagnóstico na unidade.

A enfermeira, Allana Lima, informou o processo de atendimento em Palmas. “Os pacientes são diagnosticados pelas unidades de saúde da família, e dentro dela, ele vai ser encaminhado para o atendimento adequado. Às unidades de saúde agendam de forma adequada e de acordo com a necessidade que aquele paciente necessita. A hanseníase tem cura e seu tratamento é totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde.” explicou a profissional.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas foram capacitadas para detectar casos de hanseníase e encaminhar para o tratamento adequado com duração de seis meses a um ano, conforme a necessidade e especificidade de cada paciente.

Tags: