Jantar de celebração encerra programação com grupos indígenas Warao

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Luís Felipe da Silva Alves estagiário sob supervisão da jornalista Lorena Karlla | Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 13:13

Famílias foram apresentadas e cadastradas em serviços de assistência social e passaram a residir no mesmo endereço

Com jantar de celebração, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) encerrou a programação de integração e oferta de serviços para 11 famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao, no final da tarde desta segunda, 30. O cardápio do dia contava com Pabellon Criollo, prato cultural venezuelano, que reúne carne desfiada, arroz branco, feijão preto e banana frita.
A programação foi iniciada na tarde de quinta-feira, 26. E contou com as parcerias das secretarias municipais da Saúde (Semus) e da Educação (Semed), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). As famílias foram apresentadas e cadastradas em serviços de saúde, educação, trabalho e assistência social.
Durante a tarde de sexta-feira, 27, as famílias indígenas Warao, que anteriormente moravam no alojamento Santo Amaro, região norte de Palmas, passaram a residir definitivamente, no novo endereço, o abrigo no Santa Bárbara, junto com as outras famílias indígenas Warao que já moravam no local.

Famílias Warao
Para o cacique Alnis José Medina Rivas, o encontro foi importante para construir novas conexões. “Preciso conversar com os representantes, para saber do melhor para minha família. Queremos poder contar com saúde e educação para as crianças. Por enquanto precisamos de alimento, é importante as crianças na escola, porque elas têm acesso ao alimento também”, comentou o cacique, que disse querer conquistar independência com emprego para todos.

Texto: Luis Felipe da S. Alves estagiário sob supervisão da jornalista Lorena Karlla