Jardim Aureny III recebe audiência sobre revisão de leis e normas urbanísticas nesta terça, 21

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 20 de novembro de 2023 às 09:18

Evento apresentará proposta de mudanças em normas e códigos municipais antigos

A Prefeitura de Palmas realiza nesta terça-feira, 21, a segunda audiência pública para apresentação e coleta de contribuições para a revisão da Legislação Urbanística da Capital. A audiência acontece às 14 horas, Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III.

A proposta de revisão será apresentada por técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos (Sedusr). A reforma envolve a atualização das Leis de Parcelamento, Uso e Ocupação de Solo, o Código de Obras e Edificações e o Código de Postura de Palmas.

Toda comunidade da região sul de Palmas está convidada. A participação de toda sociedade civil é importante para adequação de leis e normas vigentes, mas defasadas, e que precisam passar por atualização baseada na realidade de uma capital em pleno crescimento.

Entenda o que muda

Alguns exemplos de propostas incluídas pela equipe técnica, a partir de estudos internos e debates com setores especializados convidados, são:

• simplificação do Código de Obras e elaboração de cartilha ilustrada com exemplos práticos acerca da aplicação de parâmetros urbanos exigidos na revisão;
  • inclusão de incentivos para construções sustentáveis;
  • criação de padrão de calçadas, com incremento da arborização e sombreamento;
  • definição de novas exigências para delimitação de vagas de estacionamento, incluindo estudo de impacto de trânsito por atividades geradoras de tráfego;
  • qualificação das áreas verdes e calçadas de lotes voltados para as avenidas é outro quesito que será incluído na revisão a fim de evitar trechos extensos de vias vedados por muros.

A revisão atende a preceitos estabelecidos no atual Plano Diretor - a Lei Complementar Nº 400/2018 e vai corrigir defasagens existentes há mais de 20 anos. A minuta em elaboração está disponível para consulta no hotsite revisaourbana.palmas.to.gov.br, onde também é possível deixar por escrito sua contribuição.

Estudos e debate

O calendário de eventos da revisão da Legislação Urbanística de Palmas se iniciou com reuniões setoriais e seminários públicos. A rodada de audiências públicas foi aberta no último dia 11 de novembro na região norte de Palmas. A última audiência está prevista para acontecer no dia 4 de dezembro, na ETI Almirante Tamandaré. Será possível também assistir às audiências através do canal do Youtube da Prefeitura de Palmas.