Jardim Taquari: quadra T-20 ganha calçadas com acessibilidade e prolongamento da Teotônio Segurado passa por terraplanagem

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 30 de julho de 2021 às 14:00

Condutores e pedestres devem ficar atentos aos desvios sinalizando pontos em obras

No Jardim Taquari, na manhã desta sexta-feira, 30, enquanto máquinas trabalhavam na implantação de rede de drenagem pluvial, na quadra T-33, outra frente de trabalho executava calçadas com acessibilidade e bocas de lobo na quadra T-20. Também havia máquinas trabalhando na terraplanagem do prolongamento da Avenida Teotônio Segurado, na lateral do setor. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a previsão é de que nas próximas semanas seja dado prosseguimento à terraplanagem da Avenida T-LO-07 e, em seguida, das avenidas NS-02 e NS-04 (na quadra T-30).

A orientação da pasta é para que condutores e pedestres fiquem atentos aos desvios sinalizando pontos em obras, especialmente no trecho da Teotônio Segurado e na T-33. Na T-20, a concretagem de calçadas precisa de repouso de 24 a 48 horas para a completa secagem.

Essas são as intervenções em andamento no setor, que já recebeu asfalto nas quadras T-20, T-21, T-30, T-31 e T-32, sendo que nessas três últimas também já há sinalização vertical implantada (ver fotos). Todas estas quadras receberão a mesma infraestrutura, desde a rede de drenagem, terraplanagem, pavimentação asfáltica, meio-fio, calçadas com acessibilidade e sinalização vertical e horizontal. "Olha, a chegada do asfalto tirou o incômodo da poeira e da lama. Era muito difícil manter a limpeza da barbearia. A obra trouxe esse benefício. A chegada das calçadas aqui na minha quadra também está sendo importante, fizeram até rampa rebaixada na entrada. Realmente é uma melhora importante", disse o barbeiro Cássio Santos, que trabalha na T-20.

As obras do setor se iniciaram em maio de 2020, em meio à pandemia do coronavírus. Adotadas medidas sanitárias recomendadas pelo Município, as obras seguem em andamento de modo a garantir a conclusão de todas as benfeitorias previstas pelo Programa de Requalificação Urbana de Palmas para o setor em até 24 meses.

 

Mais obras

O financiamento da obra é do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cuja primeira etapa é orçada em R$ 125 milhões, incluindo obras no Jardim Taquari, quadras residenciais Arne 54 e 64 (408 e 508 Norte), quadras industriais ASR-NE 25 (212 Norte), ASR-SE 25 (212 Sul) e ASR-SE 85 (812 Sul) e importantes avenidas, como a NS-10, LO-04, NS-08, etc. Na região Norte de Palmas, segue em andamento a pavimentação de trecho duplicado da NS-08.

O programa já tem em andamento procedimento licitatório para execução de segunda etapa com cerca de R$ 33 milhões em obras nos setores Santa Fé, Morada do Sol, Morada do Sol I e Morada do Sol III, na região sul de Palmas.