Jogar lixo na rua entope bocas de lobo e aumenta risco de alagamentos

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 22 de setembro de 2022 às 10:27

População deve contribuir com a limpeza da cidade ao descartar resíduos em locais adequados

Sabe aquela sacolinha descartada irregularmente na rua? Pois o destino dela, provavelmente, não será o aterro sanitário. O vento e a água da chuva podem levar esse material até uma boca de lobo. O resultado vai ser entupimento deste importante canal para escoamento de água pluvial e o consequente alagamento de ruas e avenidas. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), realiza rotineiramente o desentupimento dos bocas de lobo. Além disso, também faz a troca das grelhas  (tampas) e correção da estrutura de sustentação para casos mais críticos.

Na manhã desta quinta-feira, 22, equipes de manutenção realizaram a desobstrução de uma estrutura na Arno 33 (307 Norte). O trabalho exigiu bastante esforço da equipe, que precisou desaterrar por completo dois locais. Além de uma grande quantidade de terra, também foram retiradas sacolas, garrafas de vidro, vasilhas plásticas e isopor. O trabalho também abrangeu a abertura do Poço de Visita (PV) para verificação das condições do local. O PV faz parte da estrutura de drenagem e recebe das bocas de lobo a água da chuva.

Conforme dados da Seisp, no ano de 2021, foram limpas 3.928 unidades em Palmas. Já neste ano, de janeiro a 21 de setembro, o relatório mostra 2.871 locais higienizados pelas equipes. Outro número que chama a atenção é a quantidade de entulho retirado em casos de entupimento completo, uma média de 35 quilos em cada um dos escoadouros.

Multa

Outra situação que contribui para o entupimento dos sumidouros é o descarte de resíduos sólidos, como terra, nesses canais. A prática é proibida pelo Código de Posturas de Palmas, Lei Nº 371/1992. O infrator está sujeito ao pagamento de multa de  R$ 50 a R$500.

O apoio da população não jogando lixo na rua é essencial para minimizar o problema, inclusive é um dos gargalos apontados durante as audiências públicas para elaboração do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU), que segue em andamento e determinará a prioridade para investimentos e melhorias para os próximos 20 anos na infraestrutura de drenagem de Palmas.

Limpeza

A limpeza dos bocas de lobo, bem como a troca de grelhas, pode ser solicitada por qualquer cidadão. Basta entrar em contato com o Whats Palmas pelo (63) 3212-7500, das 13h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou por ligação para os números (63) 3212-7426/ 3212-7417, das 7 às 19 horas, também de segunda a sexta-feira.