Jogos Interclasses animam alunos em três unidades educacionais de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 28 de março de 2023 às 05:26

Competições envolvem modalidades que são praticadas nas aulas de Educação Física

Os torneios internos de três escolas da rede municipal de Palmas estão contagiando a comunidade escolar com a diversidade de modalidades e o número de equipes envolvidas. Os alunos das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Anne Frank, Padre Josimo e Olga Benário estão participando dos tradicionais Jogos Interclasses das unidades. 

Nesta segunda-feira, 27, aconteceram as solenidades de abertura com direito a todas as cerimônias de um grande torneio esportivo. Com o complexo esportivo decorado para o evento, o torneio interno do Olga Benário foi iniciado com acendimento da pira olímpica, hasteamento da bandeira, a execução do Hino Nacional e várias apresentações culturais.   

O supervisor de esporte da ETI Olga Benário, professor Fabiano Vitório Marinho, disse que a realização dos jogos contribui para estimular a prática esportiva e também para trabalhar temas que são abordados em sala de aula. “Não é só a parte esportiva, as competições têm objetivo de integrar e reforçar comportamentos que são orientados durantes as aulas, como companheirismo, honestidade, igualdade, respeito, empatia e coleguismo”, destaca o educador. 

O atleta Pedro Fagundes Weiner, aluno do 5º ano, conta que está se divertindo bastante com o início do campeonato. “O esporte une as pessoas, faz a gente conhecer amigos novos, traz as pessoas para a prática esportiva, como, por exemplo, eu, que estou jogando futebol, queimada e vôlei nos jogos da minha escola. É uma opção a mais de lazer na escola. Uma opção que todos gostam”, relata.  

Professor de Educação Física, Rodrigo Carneiro, chama a atenção sobre o espírito cooperativo e de equipe que os grupos desenvolvem durante as competições. “Além do aluno dar o máximo de si no jogo, ele aprende a competir e respeitar os colegas e as regras. Observamos que as disputas são importantes para a integração e para o desenvolvimento social dos alunos. E a escola é o melhor local para ensiná-los a competir de maneira saudável”, avalia o professor.

As competições envolvem várias modalidades praticadas nas aulas de Educação Física. Nas três unidades, os jogos acontecem durante toda a semana, nos dois turnos.

 

 

Texto: Redação/Semed

Edição: Secom