Jovens de destaque recebem homenagem em noite marcada com histórias de sucesso e superação

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 09:03

Ao todo, 26 jovens empreendedores foram homenageadas

A Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas (FIJP) homenageou na noite desta terça-feira, 17, 26 pessoas e entidades que fizeram diferença na sociedade, na vida das pessoas, numa classe profissional, na comunidade, nas artes, inclusão digital, serviço social, comunicação, e no empreendedorismo de um modo geral, surpreendendo positivamente em cada área que atua.

As homenagens são fruto do Projeto Jovens Influenciadores Palmenses 2019, e dentre os homenageados destaca-se o Projeto Família Vida Nova idealizada pelo ex-dependente químico Elyhelton Francisco Silva dos Santos que passou por um processo de reabilitação há mais de dez anos e que hoje atua em todas as regiões carentes da Capital mostrando que é possível mudar e se livrar do vício. “Já encaminhamos muitos jovens para casas de recuperação para que eles consigam alcançar a mesma vitória que nosso grupo conseguiu”, disse.

“Hoje minha vida está ótima, nesses 11 anos nunca tive recaída e este trabalho que faço é um estímulo para eu continuar de pé, me ajuda a me manter limpo”, completou Santos.

Outra homenageada, Ellen Gobi, recebeu o prêmio por se destacar como instrutora no Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), instituição que trabalha com jovens com o intuito de que todas as pessoas entre 14 a 24 anos continuem estudando e sejam inseridas no mercado de trabalho. “Trabalhamos para que eles estejam preparados para o mercado de trabalho”, disse, lembrando que em Palmas atualmente existem 468 jovens contratados em várias empresas com programa de aprendizagem e mais 500 em programas de estágios por meio da organização.

Já Osvaldo Júnior é um garoto de 19 anos, estudante de Física do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que pesquisa sobre a luz síncrotron, e um acelerador de partículas totalmente brasileiro. Seu artigo que alcançou sucesso internacional já foi publicado por uma revista americana especializada, correu o mundo, ganhando vários prêmios. “Participei de mais de 15 congressos internacionais, passando por Dubai, Paris, Suíça, concorrendo inclusive com várias pessoas com PhD na área e saí vitorioso. No meu estudo, eu falo sobre todos os benefícios e impactos sociais que o projeto vem trazendo”, declarou.

Gabriel Martins e Lucas Moreira desenvolveram uma startup que poderá ser utilizada a partir do final de janeiro de 2020, com mais de 14 segmentos de compra e venda. “Estamos virtualizando a cidade de Palmas e as interações de compra e venda, ou seja, de onde você estiver conseguirá comprar e receber seus produtos, evitando filas e demora no atendimento”, declarou Martins

Durante o evento o presidente da FIJP, João Pedro Claret, destacou o projeto será repetido diversas vezes, porque existem muitos jovens que influenciam, positivamente, a juventude palmense. “O jovem precisa ser reconhecido, eles sofrem muitos preconceitos, quando na verdade precisam ter voz. Queremos mostrar o que eles fazem. São jovens que têm um potencial muito grande, que já estão mudando a sociedade, isso precisa ser mostrado e valorizado”.

“Essas pessoas foram selecionadas pelo destaque que já possuem e que é de extrema relevância. A intenção é fazermos uma união entre esses jovens para que sirvam de inspiração e auxiliem tantos outros jovens que têm sofrido de depressão, uso de drogas e suicídio juvenil. Esperamos que eles possam se unir numa constelação e que possamos desenvolver esse projeto junto ao longo do ano que vem”, finalizou Claret.

Representando a gestora do Município, o secretário de Finanças, Rogério Ramos, ressaltou que a prefeita Cinthia Ribeiro tem uma atenção especial pela juventude de Palmas, inclusive resgatando a Fundação e dando a ela condições de mobilizar políticas públicas para a juventude. “O jovem precisa ser ouvido e esse protagonismo na conquista de ações e políticas públicas servirá para eles e para a sociedade como um todo”.

Para conhecer os jovens premiados bem como os trabalhos que realizam, acesse aqui

Edição: Iara Cruz