Jovens de Palmas participam da primeira edição do Projeto Interação

Fundação Municipal da Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 24 de maio de 2022 às 15:09

Noite foi marcada por apresentações da Cia Juvenil de Dança e do grupo de dança Sombras do Hip Hop

Mais de 150 jovens compareceram à inauguração do Projeto Interação, da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), na última quinta-feira, 19, na sede do Centro de Cultura e Esporte Unificado (CEU), localizado no setor Morada do Sol II. Nesta primeira edição do projeto subiram ao palco a Cia Juvenil de Dança da Escola de Tempo Integral Eurídice de Mello e o grupo de dança Sombras do Hip Hop.

A primeira apresentou um espetáculo baseado na lenda chinesa Akai Ito, que segundo os produtores, acredita que as pessoas nascem ligadas, por um fio vermelho, àquelas que farão diferença em suas vidas, não importa o quanto este fio esteja emaranhado, essas pessoas irão se encontrar. Já o grupo de dança de Rua Sombras do Hip Hop, fundado em 2001, buscou, por meio de suas coreografias, mostrar como é possível transformar, positivamente, a vida dos jovens com a dança. 

O professor Cia Juvenil de Dança, Fernando Faleiro, ressaltou que logo após o espetáculo, vários adolescentes foram buscar informações sobre onde dançar. “O evento foi muito importante e impactante. Ocupar um espaço longe do centro para apresentações de dança acaba mostrando outros caminhos para os jovens que foram assistir. Muitos me procuraram depois do espetáculo e encaminhei para outros projetos de dança que são gratuitos, perto de sua comunidade” disse.

Faleiro disse ainda que a parceria entre a FJP e a Cia Juvenil de Dança ajuda a identificar esses públicos que estão querendo conhecer a dança. “É uma parceria que gera valor para todos os envolvidos. A Companhia ganha visibilidade e a Fundação da Juventude de Palmas ganha entretenimento e muitas possibilidades de ter a arte como uma alternativa de trabalho”, completou.

O presidente da FJP, Nélio Lopes, destacou que os 150 jovens presentes, além de prestigiarem, participaram ativamente da programação, interagindo com todas as apresentações. “O evento foi sensacional, e é maravilhoso poder ver a alegria nos rostos destes jovens que necessitam muito conquistar novos espaços de artes e convivência”.

Interação

O Projeto Interação tem o objetivo de promover a inclusão social dos jovens através das manifestações artísticas, com a realização de espetáculos e oficinas nos setores descentralizados de Palmas. As próximas edições devem ocorrer no mês de junho, uma no setor Santo Amaro e outra em Taquaruçu, com oficinas de Grafite, além dos espetáculos de dança, em data a ser confirmada posteriormente.