Jovens fazem vídeo para homenagear idosos do Parque Municipal Francisco Xavier de Oliveira

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 02 de junho de 2020 às 10:15

Parque está com as atividades suspensas por conta da pandemia do coronavírus

Foi ao som de ‘Além do Horizonte’, de Roberto Carlos, que os integrantes da Cia Juvenil e Dança da Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, fizeram um vídeo coreografado para homenagear todos os idosos do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, que permanecem em casa, longe das suas atividades diárias, nesse período de distanciamento social.

A ideia nasceu da parceria entre a Fundação da Infância e Juventude de Palmas (FIJP), juntamente com a Cia Juvenil de Dança para levar um pouco de arte e alegria para mais de 200 pessoas que segue, mesmo de longe, recebendo acompanhamento dos profissionais do parque, em especial, psicológico, durante a pandemia do novo coronavírus.

A gerente do parque, Silvanete Mota, esclarece que a unidade está fechada desde o dia 13 de março, quando iniciou o processo de distanciamento social, uma vez que os idosos são os mais vulneráveis à Covid-19. “Nós recebemos o vídeo e encaminhamos pelo nosso grupo de whatsapp para todos os idosos que recebem acompanhamento. Temos que lembrar que esse momento de isolamento é muito mais difícil para os idosos e essas homenagens levam muita alegria para aqueles que gostam sempre de ser lembrados, principalmente, pelos jovens”.

Silvanete disse que a alegria e a arte mostradas no vídeo em homenagem aos idosos demonstram um pouco do respeito que essas pessoas merecem. “Crianças, jovens e idosos precisam andar juntinhos, cada um levando a experiência da sua geração”, disse ressaltando que os idosos têm recebido apoio emocional e psicológico dos profissionais para enfrentar esse período conturbado.

O diretor de Políticas para Juventude, Nélio Lopes, declarou que esse é um dos papéis da Fundação da Juventude, buscar meios de integrar os jovens à realidade social da cidade em suas diferentes vertentes. “Foi uma ideia simples, mais muito bem recebida e elaborada pelos jovens para homenagear àqueles que já fizeram muito pela nossa sociedade”, disse.

Cia Juvenil de Dança

A Cia Juvenil de Dança faz parte do projeto Belas Artes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e atua na ETI Eurídice Ferreira de Mello com dois grupos. “Normalmente trabalhamos na criação de espetáculos de dança e não apenas em coreografia de três minutos. Com a chegada do isolamento social tivemos que nos adaptar, e continuamos a fazer nossos produtos de forma online. As aulas continuam e o resultado delas nós transformamos em vídeo”, disse o professor e coordenador da Cia Juvenil de Dança, Fernando Faleiro, que adiantou que outros vídeos estão sendo preparados.