Jovens se reúnem para batalha de Hip Hop no Ginásio Ayrton Senna; projeto convida a sociedade a conhecer melhor Movimento

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 16 de dezembro de 2018 às 12:44

Ação aborda temas como saúde e segurança com a população jovem

Neste sábado, 15, centenas de jovens que curtem o movimento Hip Hop se reuniram no Ginásio Ayrton Senna em Taquaralto para participar do projeto Cultura MP na etapa Batalha Solidária de Hip Hop. A Prefeitura de Palmas é parceira do Ministério Público Estadual (MPE) nesta iniciativa que é realizada pelas 20ª e 21ª Promotorias de Justiça da Capital. Esta é apenas uma etapa do Cultura MP que continuará sendo executado em 2019 e também conta com parceria da Polícia Militar e escolas públicas estaduais e municipais.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, falou da importância desta iniciativa do MP-TO. “É um projeto muito importante e que vai trabalhar com a juventude e, principalmente, com um grupo que precisa de mais respeito, mais visibilidade, um grupo que vem sendo colocado à margem. Esta iniciativa vai fortalecer o sentimento de pertencimento e de identidade destes jovens”, destacou, acrescentando que a Prefeitura de Palmas já é parceira de outras ações voltadas para o Hip Hop como os pontos de cultura Cidade Perifa e Sombras do Hip-hop.

O procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, agradeceu a participação de todos os jovens e disse que o Ministério Público está a cada dia mais próximo da população. “Nosso objetivo é ajudar a sociedade a enxergar esses grupos com um novo olhar, sem o preconceito. É uma arte que precisamos dar apoio, incentivar e até mesmo proteger esses jovens, para que façam suas manifestações culturais com segurança, com paz. Este é o primeiro passo, mas vamos fortalecer essa parceria e juntamente com nossos parceiros construir uma realidade melhor para nossos jovens”, frisou o gestor.

A titular da 21ª Promotoria de Justiça e coordenadora do projeto Cultura MP,   Zenaide Aparecida da Silva, destaca que este é o primeiro encontro do projeto que continuará sendo executado em 2019. “Queremos estabelecer um canal de comunicação com estes jovens por meio do Hip hop, conversar com os diversos segmentos que compõem o cenário do Hip Hop como o grafite, as bandas, os grupos de dança e outros. A cada encontro vamos abordar temas como violência, automutilação, drogas, suicídio, depressão e outros”, explica a coordenadora.

Ainda de acordo com Zenaide serão quatro etapas regionais em 2019. “Teremos outros encontros, à medida que vamos nos reunido, não temos um projeto engessado, vamos atender também os pedidos de escolas parceiras”, completa a promotora de Justiça.

Bazar

No evento teve venda de lanches e um espaço para um bazar de roupas coordenado pela Organização Não-Governamental Unidos Por Um Mundo Melhor – Palmas. “A intenção do bazar é arrecadar dinheiro e comprar alimentos e brinquedos que serão distribuídos em bairros periféricos da cidade. Nós já realizamos brincadeiras, encontros culturais e outras ações com crianças e idosos destes locais”, explica a estudante Débora de Sousa Barbosa que juntamente com a colega Sara Lopes ficou responsável pelas vendas no bazar.

Durante o evento Batalha Solidária no Circuito Cultural de Hip Hop, o grupo de dança Grupo MundArt composto por estudantes da Escola Estadual São José se apresentou no Ginásio Ayrton Senna. As alunas Amanda, Alane, Railene, Geisa, Delyzieê e o aluno Lucas deram um show de talento e determinação na grande arena do ginásio com movimentos do hip hop, break dance e afrohouse. “Queremos que outras pessoas nos assistam e sintam vontade de dançar também, se libertem de estereótipos e possam mostrar seu amor pela música e pela dança”, disse Alane.

Edição e postagem: Lorena Karlla