Junta Militar entrega 230 Certificados de Dispensa de Incorporação nesta quarta, 20

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Márcio Greick | Publicado em 20 de fevereiro de 2019 às 10:32

Antes de receber o documento os jovens participaram da solenidade de juramento à Bandeira Nacional

O estudante Marcos Vinícius Coelho estava entre os 230 jovens que receberam na manhã desta quarta-feira, 20, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), na Junta de Serviço Militar da Delegacia do Exército, no Resolve Palmas Centro.  Com o documento em mãos ele já tem planos para vida.  “Só estava esperando receber o documento para ser contratado em uma empresa na Capital”, disse.

 

Antes de receber o documento os jovens participaram da solenidade de juramento à Bandeira Nacional, no auditório do Resolve Palmas Centro, para então serem dispensados da prestação do Serviço Militar inicial.

 

Os jovens que foram dispensados do Serviço Militar e não compareceram para retirar o documento têm até 90 dias para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação na Junta de Serviço Militar. Após esse prazo o documento é incinerado. Para solicitar novo documento o refratário (jovem em débito com o serviço militar) deverá pagar multa e uma taxa de requerimento.

 

Alistamento

 

No ano passado, 3.400 jovens se alistaram no Serviço Militar, sendo que apenas 365 são incorporados às Forças Armadas, sendo em Palmas, Exército e Marinha.

 

Segundo o gerente da Junta Militar, Wiskleima Lima de Negreiros, o jovem que não se alistar ficará impedido de usufruir de diversos serviços públicos, como obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, matricular-se em estabelecimento de ensino ou inscrever-se em concurso público.

 

“O alistamento poderá ser feito na Junta Militar que fica nas unidades do Resolve Palmas”, explicou a gerente, acrescentando que também pode ser feito por meio do site”, e que caso sejam dispensados, devem solicitar o CDI também no Resolve Palmas.

 

Na quinta-feira, 21, serão entregues mais 150 CDIs no Resolve da região Sul, em Taquaralto, a partir das 8 horas, a todos os jovens dispensados do serviço militar no último ano.