Júri convidado avalia pratos na segunda noite do FGT

Agência de Turismo

Autor: Angel Lima (especial para a Prefeitura de Palmas) | Publicado em 06 de setembro de 2019 às 14:39

Festival Gastronômico de Taquaruçu segue até domingo, 08

A segunda noite do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) foi de avaliação dos 58 pratos inscritos nesta edição. Nessa quinta-feira, 05, foi a vez do júri convidado provar as delícias que estão concorrendo em cinco categorias, sendo estas distribuídas em 19 vagas para ‘Comidinhas Salgadas’, 15 para ‘Pratos Salgados’, 11 para ‘Pratos Doces’, cinco para ‘Food Trucks’ e oito para ‘Restaurantes e empreendimentos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande’.

Composto por profissionais da imprensa, trade turístico local, parceiros do FGT, dentre outros, o júri convidado realiza as avaliações dos pratos em duas etapas. A primeira consiste na visita dos estandes e comerciantes a fim de conhecer as instalações e atendimento. A segunda etapa das avaliações é a degustação dos pratos.

Vanuza Cruz participa pela terceira vez como jurada convidada do FGT e adianta que os pratos estão muito bem elaborados e executados. Ela destaca ainda a organização do evento que só tem melhorado a cada edição. “Todos os sabores apresentados no festival são diferenciados e inovadores. Além da organização que tem melhorado a cada ano”, pontua.

Avaliações e premiação

Para a escolha dos grandes vencedores do FGT 2019, os pratos participantes passam por avaliações de três juris distintos, o júri técnico (50% da nota), júri, convidado (25% da nota) e júri popular (25% da nota). Estes compõem a nota final que indica os ganhadores.

Os componentes do júri convidado avaliam os pratos a partir dos seguintes critérios: cor, sabor, aroma, textura, temperatura, originalidade, criatividade e apresentação.

É importante destacar que todos os participantes concorrem com uma receita, em apenas uma das cinco categorias. Os vencedores serão premiados da seguinte forma: 1° lugar – R$ 6 mil, 2° lugar – R$ 2 mil, 3º lugar – R$ 1 mil, sendo desta forma para as quatro categorias do festival.

Valores dos pratos

Nesta 13ª edição, os valores de comercialização dos pratos foram definidos conforme sua categoria: as ‘Comidinhas Salgadas’ poderão ser comercializadas de R$ 10 a R$ 12,00; os ‘Pratos Salgados’ de R$ 10 a R$ 14,00; os ‘Pratos Doces’ de R$ 8,00 a R$ 10,00; ‘Food Trucks’ de R$ 10,00 a R$ 12,00 e ‘Restaurantes e empreendimentos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande’ de R$ 10,00 a R$ 50,00.

Categorias

As delícias que estão concorrendo nesta edição do FGT estão divididas em cinco categorias sendo: ‘Comidinhas Salgadas’ (sanduíches, pamonhas, salgados, tapiocas, crepe, pastel, tortas em geral, pizza, cuscuz, shawarma e similares); ‘Trailers/Food Trucks’, em que os participantes poderão concorrer com comidinhas salgadas (sanduíches, pamonhas, salgados, tapiocas, crepe, pastel, tortas em geral, pizza, cuscuz e similares); ‘Prato Salgado’, em que serão aceitas receitas que contenham uma proteína com acompanhamentos; e na categoria ‘Prato Doce’, em que serão avaliadas as sobremesas em geral.

A novidade deste ano fica por conta da categoria ‘Restaurantes e empreendimentos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande’, em que oito estabelecimentos participam, cada um com prato concorrente e, neles será disponibilizado um passaporte onde o cliente que carimbar os oitos pratos ganhará um Prato Decorativo do 13º FGT.

Júri popular

A votação popular, que ocorre até domingo, 08, será realizada pelo hotsite do FGT https://fgt.palmas.to.gov.br/. O site também disponibilizará a programação dos cincos dias, fotos e as descrições detalhadas dos 58 pratos correntes.

Para votar basta acessar o site da Prefeitura de Palmas, por meio do link: https://fgt.palmas.to.gov.br/, digitar o número de CPF e email, o voto deve ser realizado apenas uma vez por CPF, em cada um dos pratos de uma das  quatro categorias, e deverá ser confirmado pelo e-mail informado para que se torne um voto válido.

Vigilância

Vale destacar que a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) estará atuando durante todo o evento a fim de garantir a qualidade dos alimentos servidos durante o Festival.

De acordo com a gerente da Visa, Joselita Monteiro Macedo, as equipes farão ações de inspeção e monitoramento das condições de higienização, respeito às boas práticas na área da alimentação e observação do cumprimento das ações de limpeza para uma boa ambiência dos locais de aglomeração, alimentação e banheiros.

As ações também acontecem na área externa do evento, com o objetivo de coibir produtos impróprios para o consumo e de orientar os comerciantes sobre as regras sanitárias e formas de regularização para exercerem o comércio nesses locais.

Edição: Iara Cruz/ postagem: Lorena Karlla