Júri técnico inicia fase de degustação dos pratos inscritos no Festival Gastronômico de Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 05 de julho de 2022 às 12:13

Avaliação vai até sexta, 08, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues

 

Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurado técnico na fase de degustação dos pratos inscritos no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A avaliação começou na manhã desta segunda-feira, 04, e vai até sexta, 08, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Nesta edição, todas as 123 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital irão passar por esta etapa de degustação. O julgamento é feito por profissionais do segmento de alimentação e bebidas de Palmas, que selecionarão os 47 melhores pratos para concorrer no festival, que acontecerá de 07 a 11 de setembro.

O corpo de jurados da degustação foi indicado pelos parceiros do FGT do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela Empresa Junior do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Experiência e criatividade

Com a experiência de quem já participou por cinco vezes do evento, inclusive conquistando duas vezes o primeiro lugar na categoria Prato Salgado, Débora Almeida investiu em um ingrediente queridinho dos tocantinenes, a banana, e não foi somente o fruto utilizado, a culinarista usou até o caule da bananeira em forma de palmito. “Sempre procuro trabalhar com pratos que tenham memórias afetivas, e também sou uma apaixonada pelo Cerrado, e acredito que o legado do FGT é não deixar morrer essas raízes que temos”.

Para a instrutora do Senac, Roberta Ribeiro, essa fase é muito importante para a escolha dos pratos que representarão o FGT. “É fundamental a presença do júri técnico na seleção, para que os participantes entendam que a apresentação e a constituição nutricional do prato são importantes. E nós como técnicos tentamos repassar dicas aos concorrentes para que possam chegar ao Festival com um prato bem bacana para atender ao público do evento”.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, diz que a fase é importante para os inscritos pelo retorno dado pelos jurados. “Esse é um momento muito importante, pois na degustação os inscritos podem ter um retorno dos jurados técnicos para apresentar um prato melhor no Festival”, ressaltou o gestor.

Critérios

Para a avaliação da degustação, o participante deve comparecer à sede da Agtur, em data e horário relacionados abaixo, e executar a preparação e a montagem dos pratos, conforme serão comercializados durante o 16º FGT.

Nesta etapa são disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá chegar com 15 minutos de antecedência, devendo este executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deve levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres e etc). Cada concorrente precisa entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente são de responsabilidade do participante.

No dia da apresentação dos pratos, a Agtur disponibiliza estrutura com pia, fogão, forno e gás. Toda preparação montada é fotografada por profissional para divulgação e uso no material gráfico e digital do 15º FGT.

Confira aqui http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/3010-30-6-2022-20-44-44.pdf data e horário das avaliações