Kits de higiene e limpeza montados por residentes em Saúde intensificam prevenção do coronavírus

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 18 de junho de 2020 às 12:36

Materiais vão ser doados às famílias em situação de vulnerabilidade social, nesta sexta-feira, 19

Nesta sexta-feira, 19, as residentes do Programa de Residência em Saúde da Família oferecida pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que atuam no Centro de Saúde da Comunidade Satilo Alves (CSC) situado na quadra Arso 111  (1.103 Sul), realizam mais uma etapa da distribuição dos kits de higiene e limpeza para às famílias em situação de vulnerabilidade social do território de saúde no qual o CSC faz parte.

 

Para que todas as famílias cadastradas sejam atendidas e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações, foi criado um calendário especial para a entrega. As profissionais estão ligando para o representante da família e agendando os horários para a retirada dos produtos.

 

Para receber o kit, o titular do Bolsa Família deve comparecer ao local indicado e no horário marcado, onde as residentes junto com os agentes irão conferir os dados do paciente e entregar o kit de higiene e máscaras, além de orientar sobre o uso dos itens entregues. “Esse kit vai auxiliar as famílias na intensificação da higiene e, assim, preveni-las melhor contra o coronavírus”, lembra a residente e odontóloga Sabrina Sousa.

 

A distribuição vai acontecer durante o período da manhã, em frente à sede do Centro de Saúde da Comunidade da Arso 111. “Como aglomerações estão proibidas, orientamos que apenas o titular do Bolsa Família vá buscar o Kit e que seja respeitado o distanciamento social. Lembramos também que não pode esquecer a máscara que atualmente é um importante instrumento na proteção contra o coronavírus”, orienta a residente e odontóloga Marta Rodrigues.

 

A preceptora e odontóloga Isnaya Brandão conta que, além de receber os produtos de higiene, limpeza e máscaras, as famílias também são orientadas sobre cuidados necessários na prevenção do novo coronavírus. “Além do kit, entregamos também máscaras de tecido e materiais com conteúdo que aborda os cuidados com a saúde, sempre incentivando a interação com as crianças e idosos, promovendo a ternura em tempos de isolamento social”, observa, acrescentando que espera conseguir mais apoio para ampliar o alcance da ação.

 

Os kits contêm água sanitária, sabonetes, creme dental, sabão líquido, sabão em pó, papel higiênico e máscaras. Na última semana, algumas famílias já receberam parte dos produtos e também as orientações das profissionais de saúde.