Laboratório Municipal de Palmas amplia a testagem com a chegada de mais 2.500 testes rápidos de Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de abril de 2020 às 15:07

Casos suspeitos são notificados nas unidades de saúde de Palmas e encaminhados à Central de Regulação

O Laboratório Municipal de Palmas recebeu uma nova remessa com 2.500 testes rápidos para detecção do coronavírus (Covid-19), que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 30. Parte  do novo estoque foi doada pelo Ministério da Saúde e a outra parte adquirida pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).

O Município já está fazendo os diagnósticos de Covid-19 com os primeiros 180 testes recebidos do Ministério da Saúde e com a chegada de mais exames ampliará a capacidade de testagem dos casos suspeitos de coronavírus.

A assessora médica e responsável pela regulação dos exames, Katarina Fonseca, explica que os testes rápidos funcionam como detectores de anticorpos da síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus (Covid-19) nas amostras de sangue, soro ou plasma humano. “Os testes são feitos no Laboratório em suspeitos de Covid-19 e só funcionam em casos com sintomas a partir do sétimo dia”, ressalta.

A médica disse que esses casos suspeitos são primeiramente atendidos nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais da rede privada de Palmas e são notificados como síndrome gripal. Em seguida, são repassados à Central de Regulação da Semus, onde é feita a avaliação e o agendamento dos exames no Laboratório Municipal”. A médica esclarece ainda que os resultados são informados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Semus.

A biomédica Edith Ione Araújo Pontes, responsável técnica pelo Laboratório, detalhou que o sangue do paciente é coletado e logo em seguida é levado para uma sala onde é feita separação do soro sanguíneo. “Feito isso, um profissional deposita pequenas quantidades do soro em um líquido reagente no teste rápido. Em cerca 30 minutos o exame é finalizado e já é possível saber o resultado”, esclarece.

A biomédica lembrou ainda que o teste pode ser realizado pela coleta de sangue na ponta do dedo, mas optou-se pela retirada do sangue das veias por oferecer mais confiabilidade no resultado. Além disso, o método possibilita o armazenamento de informações da amostra e facilita a realização de retestes para a comprovação de resultados, caso seja necessário.

O secretário da Saúde, Daniel Borini, afirmou que a ampliação da testagem rápida, além de auxiliar na identificação dos casos suspeitos, favorecerá também uma análise epidemiológica mais detalhada. “Com mais testes teremos informações que ajudarão na tomada de decisão e isso tornará o controle da disseminação do vírus mais assertivo”, finalizou.