Lançamento da ‘Operação Malha Fina’ marca encerramento da Semana do Meio Ambiente em Palmas

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Redação Secom | Publicado em 11 de junho de 2022 às 12:53

Ação, coordenada pelo Naturatins, conta com a parceria da Prefeitura de Palmas e visa combater a pesca predatória

Por meio de uma cooperação mútua entre órgãos federais, estaduais e municipais, foi lançada nesta sexta-feira, 10, a 'Operação Malha Fina', coordenada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A ação, realizada na Grande Praça do Espaço Cultural, marcou o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente da Capital, promovida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).  

A operação busca reforçar os trabalhos de fiscalização, controle e combate à pesca predatória nas proximidades da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no Lago de Palmas, e nos demais cursos hídricos do Estado do Tocantins.

As frentes de trabalho da ação conjunta serão realizadas por tempo indeterminado, com ações de fiscalização simultâneas, ou seja, contemplando todas as regiões do Estado com monitoramentos que serão executados via terrestre, fluvial e aérea.

"A cooperação institucional, de planejamento, ações estratégicas e a parceria de atuação prática é o que faz com que possamos chegar a resultados mais positivos. Nós só conseguimos ter efetividade quando unimos cada instituição na sua competência, mas aliados com um objetivo em comum’’, ressaltou o presidente da FMA, Fábio Chaves, destacando o resultado positivo das ações conjuntas, a exemplo das campanhas de combate às queimadas. 

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, lembrou que o trabalho realizado em equipe é de grande importância para a sustentabilidade, além de gerar novas pautas positivas.

Para desenvolver as frentes de trabalho o Naturatins conta com a parceria das seguintes Instituições:  Fundação De Meio Ambiente de Palmas (FMA); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (Bpma); Batalhão De Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (Bpmred); Marinha Do Brasil – Capitania Fluvial Araguaia Tocantins; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Civil por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Guarda Metropolitana de Palmas (Gmp); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Nacional.

 

Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente de Palmas foi realizada de 06 a 10 junho e contou com um cronograma repleto de atividades, com palestras e oficinas que abordaram temáticas sobre a correta destinação de recicláveis domésticos e de empresas, o 'Programa Água Viva' e arborização, além do plantio de 21 árvores nativas do Cerrado, nas imediações do Espaço Cultural, dentre outras atividades.